Coronavírus circulará no Brasil até setembro, com pico em abril e maio, afirma relatório de Mandetta

Nesta terça-feira, 7 de abril,  a Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, da agência de notícias científicas Bori, de acordo com o G1, divulgou um relatório técnico assinado pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e mais especialistas em saúde, que aponta que o Brasil terá pico dos casos de Covid-19 nos meses de abril e maio.

Além disso, os estudiosos constataram que o país continuará enfrentando a pandemia até meados de setembro. “Embora o Brasil esteja tentando implementar medidas para reduzir o número de casos, focado principalmente em isolamento social, uma elevação de casos de Covid-19 é esperado nos próximos meses”, diz o documento.

Os autores, no entanto, não apresentam uma estimativa numérica de quantos casos de coronavírus devem ser registrados. “Vários modelos matemáticos mostraram que o vírus estará circulando até meados de setembro, com um pico importante de casos em abril e maio”, diz o relatório, sem citar números.

O isolamento social é citado como uma das medidas usadas no Brasil para evitar a disseminação da doença. “[O isolamento social] É uma medida que deve ser sugerida no início  para achatar a curva epidemiológica com o mínimo possível de impacto econômico”, dizem os especialistas no relatório.

O documento também cita o uso de máscaras como uma das medidas de prevenção que podem ajudar a conter o avanço da pandemia. Na Ásia, o uso de máscaras é culturalmente aceito e não há o costume de abraços de beijos, como há no Brasil.

Fonte: Pais &Filhos



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia