Estrelas internacionais assinam petição para exigir proteção de índios contra Covid-19

Estrelas internacionais assinam petição para exigir proteção de índios contra Covid-19

Foto: Iphan / Divulgação

Uma petição em defesa da proteção da comunidade indígena brasileira frente ao coronavírus será lançado, neste domingo (3), na plataforma Avaaz. De acordo com O Globo, a iniciativa é do fotógrafo Sebastião Salgado, que nos últimos sete anos esteve fotografando as populações indígenas pelo país.

O manifesto do brasileiro já garantiu a assinatura de estrelas nacionais e internacionais, entre elas, Chico Buarque, Paul McCartney, Madonna, Brad Pitt, Meryl Streep, Gisele Bündchen, cineastas e escritores como Pedro Almodóvar, Fernando Meirelles e Mario Vargas Llosa, além do príncipe Albert de Mônaco e o cientista Carlos Nobre.

“A situação é muito grave. Se o coronavírus chegar às comunidades indígenas, será um genocídio, porque elas não têm os mesmos anticorpos que possuímos para as doenças europeias, de brancos. A responsabilidade do Brasil será muito grande se isso ocorrer, e o país será levado às cortes internacionais por não ter tomado posição em relação a populações em perigo, julgado e condenado”, declarou Salgado.

No documento, que também é um manifesto, Salgado pretende pressionar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Ele também aproveita para fazer críticas ao governo Bolsonaro. Para o fotógrafo, o presidente e sua equipe estão mais preocupados com a questão econômica e com uma “posição muito incoerente em relação à proteção dos indígenas”.

“Todas as ações do governo brasileiro após a chegada do presidente Bolsonaro ao poder são de desestabilização dos territórios e das comunidades indígenas”, completou.

Fonte: BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia