Primeira morte por coronavírus no Brasil aconteceu em 12 de março, diz Ministério da Saúde

Ministério da Saúde informou hoje que a primeira morte por covid-19 no Brasil aconteceu no dia 12 de março, três dias antes do primeiro óbito que havia sido registrado anteriormente pela pasta. A vítima foi uma paciente do sexo feminino, com 57 anos, que deu entrada no Hospital Municipal Dr Carmino Caricchio no dia 11 de março. Ainda de acordo com a pasta, o caso registrado no dia 15 passa agora a ser contabilizado como segunda morte oficial de coronavírus no Brasil.

A pasta vai corrigir a informação no próximo Boletim Epidemiológico. “É importante reforçar que os óbitos foram incluídos no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) ao longo do tempo”, diz o texto da pasta enviado ao UOL.

A informação delineia uma nova ordem cronológica da pandemia no país. Assim, a primeira morte ocorreu no dia 12 de março; dois dias depois, foi registrada a segunda morte. No dia 16 de março, mais três mortes ocorreram no estado de São Paulo. No dia 17 de março, houve dois óbitos em São Paulo e dois no Rio de Janeiro.

Os dados foram atualizados no sistema oficial de registro de casos hospitalizados e óbitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe). “Na medida em que os resultados são disponibilizados pelos laboratórios e as equipes de vigilância epidemiológica atualizam o Sivep-Gripe, as informações são atualizadas a nível nacional”, diz o ministério.

Ainda de acordo com a pasta, os óbitos divulgados diariamente nos boletins diários têm como base a data de notificação. Quando estes mesmos dados são colocados no Sivep-Gripe, existe a possibilidade de identificar o dia exato da morte.

Fonte: UOL



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia