Julho Verde alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço no Brasil

O dia 27 de julho é o dia Mundial do Câncer de cabeça e pescoço e aqui no Brasil foi criado o Julho Verde, isto é, todo o mês de julho é usado com o intuito de informar a população e profissionais de atenção básica sobre o câncer de cabeça pescoço e promover medidas que ajudem na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

A campanha nacionalmente é promovida pela Associação de Câncer de Boca e Garganta  (ACBG) em parceria com diversas instituições relacionadas ao tratamento do câncer. O lema desse ano estimula o autocuidado na prevenção do câncer de cabeça e pescoço: “Seu Corpo é sua vida. Não o destrua!”. Evidenciando o protagonismo a cada indivíduo sobre os fatores de risco.

Para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer, sendo que o câncer de cabeça e pescoço deve acometer cerca de 35 a 40 mil pessoas em 2020.

Os principais fatores de risco são o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, sendo que a associação dos fatores aumenta cerca de 20 vezes a chance de ter um câncer dessa região. Outros fatores associados são: má higiene oral, refluxo gastro-esofágico, exposição solar (câncer de lábio) e infecções virais: o HPV (relacionado ao câncer de orofaringe- amidala e base de língua) e o Epstein-Barr (relacionado ao câncer de nasofaringe).

Os principais sintomas são: feridas na boca, rouquidão, caroço no pescoço dificuldade de engolir, ferida na pele persistentes por mais de 15 dias. Com isso, deve-se ficar atento e procurar serviço médico para exame adequado.

O diagnóstico precoce e tratamento dos tumores iniciais tem relação direta com o prognóstico. A maioria dos pacientes são diagnosticados em estadio avançado impactando nas taxas de cura.

A campanha do julho verde visa conscientizar sobre o câncer de cabeça e pescoço, esclarecer fatores de risco e o que se pode fazer para o diagnóstico precoce e prevenção

BNews



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia