É Fake News que uso prolongado de máscara contra o coronavírus leva a quadro de intoxicação e baixa oxigenação do organismo

Em um vídeo que está circulando pelo WhatsApp, um médico que se identifica como João Vaz recomenda que as máscaras faciais sejam utilizadas para prevenir a transmissão do novo coronavírus (Sars-CoV-2) apenas quando se está falando com alguém a menos de 1,5 metro de distância. Segundo ele, em qualquer outra situação, o item faria mais mal do que bem porque estimularia a reinalação de gás carbônico (CO2), o que acidificaria o sangue. E isso, por sua vez, facilitaria a ação desse agente infeccioso no organismo.

No entanto, não há evidências científicas de que o pH do líquido vermelho seja significativamente afetado pelo uso de máscaras caseiras na população geral. Acima disso, inexistem estudos apontando elo entre um “sangue ácido” e o agravamento da Covid-19.

O uso da máscara não causa nem hipóxia nem intoxicação pelo dióxido de carbono. Levantar a máscara a cada dez minutos pode aumentar a chance de o indivíduo tocar na frente da máscara e contrair o coronavírus.

A mensagem propagada nas redes sociais fala ainda que não se deve dirigir de máscara “porque o ar viciado pode fazer o motorista perder a consciência”. Trata-se de outra fake news.

Os profissionais de saúde têm falado sobre a importância de se cobrir nariz e boca ao estar nas ruas, em estabelecimentos comerciais, bancos e em transportes públicos, como vêm recomendando a Organização Mundial de Saúde, prefeituras e demais autoridades de saúde para tentar estancar a pandemia de Covid-19.

Muitas pessoas têm usado as redes sociais para relatar alguns incômodos quando usam a máscara, porém, ela é totalmente permeável, sem capacidade de reter o CO2. O que a máscara pode produzir é uma sensação de calor, por ficar sobre a face, apenas.

Ele ratifica que não se deve mexer no rosto, uma vez colocada a máscara. “Não há necessidade de retirá-la a cada 10 minutos. Pelo contrário, quanto mais a manipularmos, mais aumenta o risco de contaminação.”

Fonte: Rádio Progresso

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia