Brasil apresenta queda na média móvel de mortes pela primeira vez

O Brasil apresentou queda na média móvel de mortes por covid-19 pela primeira vez hoje. De acordo com dados do consórcio de imprensa, do qual o UOL faz parte, o país apresentou uma redução de -17% no número médio de mortos pela doença na variação de 14 dias, com média móvel de 819 mortes/dia na última semana. Neste sábado, 13 estados e o Distrito Federal seguiram esta tendência e também apresentaram redução na média de mortes na variação de 14 dias, enquanto outros três tiveram aumento no índice.

Entre as regiões, Nordeste (-28%) e Sudeste (-23%) apresentaram queda na variação de 14 dias em razão da doença provocada pelo novo coronavírus. O Norte teve alta (39%) e as demais permaneceram com índices estáveis: Centro-Oeste (-9%) e Sul (-9%).

Para medir a situação das mortes por causa da covid-19, especialistas indicam usar a média móvel dos óbitos, que calcula a média de registros observada nos últimos sete dias. A operação é a mais adequada para observar a tendência das estatísticas, por equilibrar as variações abruptas dos números ao longo da semana. O consórcio de veículos de imprensa adotou esse período para verificar as oscilações na média móvel. É possível falar em queda nos números quando a diminuição é maior do que 15% se verificado nos últimos 14 dias —no caso, o período das duas últimas semanas. Caso os números aumentem mais do que 15%, há aceleração da epidemia. Valores intermediários indicam estabilidade.

Fonte: UOL



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia