Indivíduos com sintomas ligeiros podem transmitir vírus por até nove dias

A análise realizada por investigadores da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, revela que indivíduos doentes com Covid-19 e que experienciem sintomas ligeiros ou permaneçam assintomáticos transmitem o novo coronavírus por um período que pode atingir os nove dias. Entretanto, doentes graves podem infetar outros por até 20 dias.

Esta meta-análise, publicada na revista Infection Control and Hospital Epidemiology, e divulgada num artigo na prestigiada revista Galileu, reforça as recomendações do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos.

Os dados apurados, provieram de uma análise minuciosa de 77 estudos internacionais.

Segundo Monica Sikka, co-autora da pesquisa e professora de Medicina na Universidade de Oregon: “os investigadores realizaram esta revisão para obter mais informações sobre a transmissão e ajudar a informar acerca das práticas de controle de infecção”.

“Mesmo que as pessoas possam espalhar a doença por um período prolongado, os estudos que revisamos indicaram que o vírus vivo, que pode prever a infecciosidade, só foi detectado até nove dias em pessoas com sintomas leves”, concluiu a professora.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia