Butantan cancela acordos com cidades baianas para fornecer Coronavac; Vera Cruz e Mutuípe fizeram acordo

O Instituto Butantan deve comunicar na próxima segunda-feira (18) que todos os acordos com cidades estão cancelados. O presidente do instituto, Dimas Covas, explicou que todas as doses da vacina serão entregues ao Ministério da Saúde, assim que a Anvisa aprovar o uso emergencial ou o registro da vacina. O órgão discute no próximo domingo (17) o pedido para que 6 milhões de doses da vacina tenham a autorização de uso para grupos específicos no país.

Na Bahia, cidades como Amargosa, Itaberaba, Vera Cruz e Mutuípe anunciaram a assinatura de acordos junto ao instituto paulista. Estas doses agora serão distribuídas por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

De acordo publicação da CNN, o pedido para que as 6 milhões de doses já prontas do imunizante sejam autorizadas para o uso de grupos específicos no país.

“O critério é populacional. Todos os estados vão receber da mesma maneira. O acordo com os municípios era para o caso de o Ministério se recusar a comprar a vacina, mas como firmamos a parceria isso não vai acontecer”, disse ele.

Com a eficácia anunciada em 78% para casos mais leves e 100% para casos graves, a Coronavac teve 184 municípios interessados, que procuraram diretamente a direção do Instituto Butantan para pedir a vacina. São municípios de fora do estado de São Paulo que escolheram contar com um ‘plano B’, caso o plano de vacinação do Ministério da Saúde não avançasse. O levantamento foi feito pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo de São Paulo junto ao Butantan. Os dados foram confirmados pelo secretário Marco Vinholi.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia