CEO da Moderna diz que vacina contra Covid-19 deve proteger por ‘alguns anos’

A vacina contra o novo coronavírus da farmacêutica Moderna deve oferecer proteção por alguns anos, disse o presidente-executivo da empresa nesta quinta-feira (7), embora mais dados ainda sejam necessários para fazer uma avaliação definitiva.

A empresa de biotecnologia dos EUA, que surpreendeu o mundo no ano passado ao apresentar uma vacina contra a Covid-19 em apenas algumas semanas, recebeu aprovação da Comissão Europeia para seu imunizante na quarta-feira (6).

Considerando que o desenvolvimento de vacinas e a farmacovigilância geralmente requerem anos, a duração da proteção das vacinas contra o novo coronavírus é uma questão persistente para cientistas e reguladores.

“O cenário de pesadelo que foi descrito na mídia na primavera com as vacinas funcionando apenas por um ou dois meses está, eu acredito, fora de questão”, disse o CEO da Moderna, Stephane Bancel, em um evento organizado pelo grupo de serviços financeiros Oddo BHF.

“A queda na quantidade de anticorpos gerados pela vacina em humanos diminui muito lentamente (…) Acreditamos que haverá proteção potencialmente por alguns anos.”

Bancel acrescentou que sua empresa está prestes a provar que sua vacina também será eficaz contra variantes do coronavírus vistas no Reino Unido e na África do Sul.

Os cientistas afirmam que as vacinas recém-desenvolvidas devem ser igualmente eficazes contra ambas as variantes.

*CNN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia