Japão diz ter encontrado nova variante em viajantes que estiveram no Brasil

O Ministério da Saúde do Japão notificou o Brasil sobre uma nova variante do coronavírus detectada em quatro pessoas provenientes do estado do Amazonas. Eles chegaram a Tóquio pelo aeroporto Haneda, no dia 2 de janeiro, e tiveram teste positivo durante a quarentena imposta a viajantes. Ainda não há uma confirmação oficial sobre a nacionalidade dos infectados, embora agências tenham noticiado que se trata de brasileiros. Dos quatro viajantes, um homem na faixa dos 40 anos de idade apresentou problemas respiratórios, uma mulher de cerca de 30 anos relatou dor de cabeça e garganta e um adolescente teve febre. Segundo o governo do Japão, a outra infectada, uma adolescente, não apresentou sintomas.

Em nota, o Ministério da Saúde do Brasil disse que foi notificado pelas autoridades japonesas sobre uma variante com 12 mutações encontradas em passageiros que passaram uma temporada no Amazonas. Uma das mutações, segundo o ministério, é a mesma encontrada em variantes já identificadas no Reino Unido e na África do Sul, que tem maior potencial de transmissão.

Porém, de acordo com autoridades japonesas, não há evidências de que esta variante é mais infecciosa e estudos estão em andamento para determinar a eficácia das vacinas já desenvolvidas contra novas cepas. “Até o momento, não há indícios que mostram que essa nova variante encontrada é altamente infecciosa”, disse Takaji Wakita, chefe do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão.

Fonte: UOL



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia