Mortes por Covid-19 no Brasil aumentaram 64% de novembro para dezembro, indicam secretarias estaduais de Saúde

As mortes por Covid-19 no Brasil aumentaram 64,45% de novembro para dezembro, mostram dados apurados pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de Saúde do país. Enquanto novembro teve 13.263 óbitos pela doença, em dezembro esse número foi de 21.811.

Mesmo antes de terminar, dezembro já era o mês com mais mortes pela doença desde setembro.

Além disso, é a primeira vez, desde julho, que a quantidade de mortes em um mês é maior que a vista no mês anterior.

O dado referente a dezembro foi calculado subtraindo-se as mortes totais no dia 30 de novembro (173.165) do total de mortes até o dia 31 de dezembro (194.976). Os números dos meses anteriores foram determinados com a mesma metodologia.

A alta nacional de mortes foi puxada por aumentos nos estados. Em Mato Grosso do Sul, dezembro foi o mês com o maior número de mortes pela Covid desde o início da pandemia: 560. O estado teve tendência de alta nas mortes, segundo a média móvel diária, em todos os dias de dezembro exceto no dia 1º.

Os estados de Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Alagoas e Sergipe também mostraram tendência de alta nas mortes em dezembro:

  • Mato Grosso teve tendência de aumento de óbitos em 27 dos 31 dias do mês. No Acre, a mesma tendência foi vista em 26 dias de dezembro.
  • Os outros três estados mostraram tendência ininterrupta de alta nas mortes desde meados de dezembro: no Pará, a alta tem sido vista desde o dia 16; em Sergipe, desde o dia 15; e, em Alagoas, a tendência vem desde o dia 13.

As médias móveis diárias calculadas pelo consórcio de imprensa também apontaram que, em 21 dos 31 dias do mês passado, houve tendência nacional de aumento nos óbitos. Em novembro, foram 12 dias com a mesma tendência.

Fonte: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia