Estudo identifica maior risco de infecção e morte por Covid-19 no Norte e Nordeste

Estudo identifica maior risco de infecção e morte por Covid-19 no Norte e Nordeste
Foto: Reprodução/Pixabay

O risco de mortalidade pela Covid-19 entre pessoas com mais de 60 anos é maior na região Norte e litoral do Nordeste do país, identificou uma pesquisa da Universidade de Campinas (Unicamp). Os cientistas sinalizam que nessas regiões é onde, paralelamente, existe mais risco de infecção entre os mais jovens. As informações são de reportagem do Bem Estar.

A pesquisa foi realizada com base em dados divulgados pelo Ministério da Saúde até julho de 2020.

Um dos pesquisadores, Everton Emanuel Campos de Lima explica que o que se esperaria era um maior risco nas regiões Sul e no Sudeste, já que por lá a população é mais idosa. “Porém a gente notou que o Norte e o Nordeste, em alguns pontos, tinham áreas com altíssimo risco de mortalidade, mesmo sendo áreas com populações mais jovens”, afirmou.

Segundo os dados coletados pela pesquisa, mesmo antes da pandemia, as regiões Norte e Nordeste apresentavam riscos gerais de mortalidade maiores em comparação com o restante do país, bem como uma infraestrutura precária de saúde.  A reportagem ainda ressalta que também existe um alto registro de histórico de mortalidade por doenças cardiovasculares, o que pode aumentar as possibilidades de agravamento da doença.

Outro ponto do estudo analisou os riscos de infecção. A matéria traz que os pesquisadores identificaram um predomínio de casos positivos da doença entre os mais jovens. A faixa etária mais atingida é entre 20 e 39 anos nas regiões Norte e Nordeste do país.

De acordo com os pesquisadores, esse fato aliado às dificuldades socioeconômicas, poderia explicar a alta taxa de mortalidade nas regiões.

Fonte: BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia