Governo da Bahia assinará contrato de R$ 3,3 milhões para garantir oxigênio na pandemia

O governo da Bahia vai prorrogar um contrato de prestação de serviços com a White Martins para garantir uma quantidade de oxigênio hospitalar suficiente diante da alta demanda provocada pela pandemia de Covid-19. O valor total será de R$ 3.303.841,32, com validade de 12 meses, a serem contados a partir do dia 4 de abril.

O contrato prevê o fornecimento ininterrupto de gases medicinais, incluindo a disponibilização de tanques criogênicos fixos, cilindros e locação de equipamentos para fornecimento de ar comprimido medicinal com manutenção preventiva e corretiva do sistema.

A assinatura do contrato ocorre no momento no qual diversas cidades pelo país enfrentam escassez de oxigênio e pacientes morrerem asfixiados.

No início do mês, o governador Rui Costa (PT) afirmou que os hospitais estaduais não correm o risco de sofrer um “apagão” por falta de oxigênio. Ele admitiu, no entanto, haver risco de desabastecimento nas cidades do interior, onde a utilização do produto explodiu em meio à escalada da pandemia. Além disso, os gestores têm dificuldades para abastecer os cilindros.

Diante do gargalo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou ter flexibilizado dos procedimentos e regras para que as empresas conseguiram ampliar a produção e o envase do gás em até 200%.

*Bahia.Ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia