AstraZeneca anuncia resultados animadores em testes de fármaco anticovid

Foto: Pixapay

 

Os testes do medicamento AZD7442, que consiste em uma combinação de anticorpos, “resultaram em uma redução estatisticamente satisfatória” dos “casos graves de covid-19, ou das mortes pela doença, em comparação com um placebo em pacientes não hospitalizados com sintomas leves ou moderados”, relatou a AstraZeneca.

De acordo com o laboratório, 90% dos participantes pertenciam a categorias de pacientes considerados com alto risco de desenvolver formas graves da covid-19, incluindo aqueles com comorbidades.

Os 903 participantes destes ensaios clínicos receberam o tratamento nos cinco dias que se seguiram ao surgimento dos primeiros sintomas.

A análise preliminar dos resultados mostra que “o AZD7442 reduziu o risco de desenvolver covid-19 grave, ou mortal, em 67% dos casos, em comparação com o placebo”, detalha o comunicado.

“Dado que os casos graves de covid-19 continuam em todo mundo, existe uma necessidade importante de novas terapias, como o AZD7442, para proteger as populações vulneráveis”, afirmou Hugh Montgomery, professor de medicina de cuidados intensivos da University College London e um dos principais pesquisadores deste ensaio clínico.

A AstraZeneca apresentará os dados às autoridades de saúde e solicitou à FDA, agência americana que regula o setor de medicamentos e alimentos, que aprove o fármaco para tratar a covid-19.

Em março, o grupo anunciou um acordo com os Estados Unidos para fornecer ao país até 700 mil doses desse tratamento com anticorpos, ainda este ano, no total de US$ 726 milhões.

*Reportagem A Tarde



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia