Como ensinar seus filhos sobre dinheiro e impostos

Abril é o mês do leão, e não estamos falando de astrologia. Quer você já tenha entregue seu imposto de renda ou não, esse pode ser um bom momento para ensinar os filhos sobre dinheiro e impostos.

Para Neale Godfrey, escritora e chairman da Children’s Financial Network, nunca é cedo demais para ensinar as crianças sobre dinheiro e taxas. Para ela, a atitude os pais sobre dinheiro é fundamental para a percepção que as crianças terão quanto ao assunto.

Por isso, é bom “tentar evitar o excesso de reclamações sobre impostos”, defende Godfrey. “Os impostos não são ruins. Eles podem ser mal administrados, mas um país não funcionam sem eles”, disse ela, em entrevista à Time.

Para crianças que estão na primeira metade do ensino fundamental, os pais podem usar o que a escritora chama de “jogo do imposto”. “Explique que existem serviços que são usados por todos e que são pagos pelo governo, como estradas, polícia, escolas, hospitais e parque”, ela explicou. Depois, os pais podem pedir que os filhos identifiquem o que poderia ser pago com impostos.

Com as crianças mais velhas, que estão na segunda parte do ensino fundamental, os pais podem iniciar um exercício com a mesada. Para cada quantia em dinheiro que a criança receber, um percentual vai para o “jarro de imposto” da família. Com o dinheiro acumulado, a criança teria de comprar algo que fosse útil para todos da casa. Isso daria à criança uma sensação de realização e de importância da tarefa.

No caso dos adolescentes, os pais podem começar a mostrar o verdadeiro processo de pagamento de impostos. A autora sugere explicar os diferentes tipos de impostos. “Quando as crianças conseguirem o primeiro emprego, eles provavelmente saberão como os impostos funcionam e serão capazes de pagar os mais simples sozinhos”, diz Neale. (Notícias ao Minuto)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia