Secretário de fala sobre Concurso público, Zona Azul e mudanças no trânsito de SAJ; confira

O secretário de trânsito e transporte do município de Santo Antônio de Jesus, o Subtenente Cosme Bittencourt, concedeu entrevista a Andaiá FM e ao Blog do Valente na noite desta sexta-feira (30) e fez um breve balanço da atuação da SMTT na cidade e falou a respeito de algumas mudanças na Nova Lei de Trânsito.

Em sua explanação, Bittencourt falou que nestes pouco mais de 120 dias de trabalho à frente da pasta, tem estudado melhorias para o trânsito, como instalação de semáforos em locais de maior fluxo de veículos em parceria com o Detran.

“Todas as mudanças serão possíveis e necessárias, porque nós tínhamos um trânsito muito complicado”, disse.

Cerca de 13 agentes de trânsito atuam na cidade, juntamente com Guardas Municipais conveniados. De acordo com o secretário, a atuação da Guarda está em conformidade com as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Mesmo com esse aporte, o efetivo é insuficiente para garantir a demanda.  Atualmente, Santo Antônio de Jesus registra mais de 55 mil veículos cadastrados.

“Nosso efetivo é diminuto para atender a demanda. Temos muitos entraves na cidade, cobrimos uns e descobrimos outros e o trabalho se torna cada vez mais árduo”, expôs.

Para assumir o cargo, o Agente deve ser concursado, e para isso o certame deve ser publicado pela prefeitura. Bittencourt revelou que o concurso público já foi pautado junto a gestão municipal e ressaltou que a contratação de novos agentes é urgente devido ao grande aporte no trânsito na área urbana do município.

Outro ponto debatido foi em relação a implantação da zona azul, o que, de acordo o secretário, uma equipe visitou a cidade de Serrinha e outros municípios onde a Zona Azul já está em operação para analisar detalhes do funcionamento e pontuar os benefícios desse tipo de equipamento para o melhoramento no tráfego e estacionamento da massa.

De acordo com Bittencourt, a proposta foi apresentada a administração municipal e já está sendo analisada.

“O prefeito e sua equipe jurídica já estão estudando onde a zona será implantada alinhada a Lei de estacionamento rotativo já existente em Santo Antônio de Jesus. Com esse equipamento de rotatividade, o trânsito ficará melhor. Estamos só aguardando a resposta do prefeito para implantar e fazer acontecer”, explicou.

Algumas mudanças no trânsito em algumas localidades foram pautadas pelo secretário que indicou a implantação de uma ciclofaixa nas principais avenidas.

A situação do cadastramento dos motaxistas também foi abordada e foi pontuado a qualificação e regularização dos profissionais junto ao Sebrae. “ Iremos cadastrar e regulamentar a atividade”, explicou.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia