SAJ: secretário afirma que esperava o surgimento de variantes da covid-19 em SAJ e explica atraso na 2ª dose da vacina

Imagem: Andaiá/Blog do Valente

Após grande repercussão sobre as recomendações da CIEVS não recomendar viagens a 31 municípios baianos, onde foram detectadas variantes da Covid-19, incluindo Santo Antônio de Jesus, o secretário de saúde Drº Leonel Cafezeiro concedeu entrevista ao Programa do Valente e esclareceu que a secretaria não recebeu, oficialmente, o comunicado da Sesab, LaCem ou qualquer outro órgão, sobre a confirmação de novas cepas na cidade, mas esperava sim o surgimento de novas variantes do vírus no município.

“A variante chegou na redondeza. Foi identificada em Amargosa, em Cruz das Almas. Todas cidades com um fluxo grande de pessoas, assim como Santo Antônio de Jesus”, pontuou.

Leonel disse ainda que, pelo comportamento da segunda onda de Covid-19, favorece para a mutação do vírus.

“Essa segunda onde veio muito mais forte, mais agressivo e com eficácia de transmissão muito maior que a primeira. Em relação a nota, nós tempos que continuar e não relaxar nas medidas de prevenção para que se evite o crescimento”, salienta.

Ainda de acordo Leonel, a medida em que o número de casos diminuem na cidade, a população relaxa nas medidas de prevenção.

Apesar da notificação da nova variante circulando no município, Santo Antônio de Jesus, de acordo informações do secretário, está com 75% dos leitos disponíveis para covid-19 ocupados. No Boletim divulgado pela secretaria nesta quinta (06) Santo Antônio de Jesus registrava 25 pacientes internados. 144 pessoas estão com o vírus ativo e permanecem em isolamento domiciliar. 38 novos casos foram registrados nas últimas 24h.

“Estamos com um índice médio de ocupação de 75% dos leitos disponíveis para Covid, disponível pelo estado. Esperamos que os 25 pacientes internados retornem curados dessa doença”, colocou.

2ª Dose da vacina

Dr. Leonel falou a respeito da suspensão da 2ª dose da vacina, para aqueles que foram imunizados com a Coronavac. O imunizante Coronavac está em falta em diversos municípios do Brasil.  Na raiz da crise está uma comunicação de março do Ministério da Saúde de que doses não precisariam ser guardadas para aplicação em que já recebeu a primeira.

De acordo Leonel, mesmo com o adiamento, não existe risco de não eficácia.

“É preciso conscientizar da necessidade da imunização completa com a segunda dose”, pontuou.

Retorno das aulas presenciais:

Para o Sindicato dos Professores e servidores da educação (APLB), é necessário que todos os envolvidos, como, professores, diretores de escolas, servidores sejam imunizados com as duas doses da vacina para que o retorno as aulas seja responsável e seguro. Para Leonel é preciso fazer um esforço para que as aulas sejam retomadas e pontuou que não só a economia foi impactada com a pandemia como a educação foi amplamente prejudicada.

“A educação é tão importante quanto a economia. É importante que retornemos com as aulas. Todos os profissionais da educação deverão ser vacinados, pois é urgente a volta às aulas. Não podemos mais aguentar esse prejuízo causado pela pandemia. Claro que teremos que te todos os cuidados”, disse.

O secretário informou que a partir desta segunda-feira (10) professores na faixa etária de 55 a 59 anos, ou com morbidades comprovadas, serão vacinadas.

Fiscalização dos exames em laboratórios particulares:

Em relação ao acompanhamento daqueles que realizam exames em laboratório para detecção de covid-19 no município, sendo oriundo de outras cidades, Cafezeiro garantiu que a secretaria tem acompanhado o caso e que há restrita fiscalização, apesar de que exames realizados de forma particular saia um pouco do controle de fiscalização da secretaria.

“Mesmo sendo registrado aqui, é possível acompanhar pelo endereço residencial da pessoa”, garante.

Nº de pessoas jovens contaminadas pelo vírus e aglomeração em bares e restaurantes

O secretário pontuou que não há quantitativo efetivo para fiscalizar os locais públicos e estabelecimentos onde existe aglomeração. Leonel também expôs que a população descumpre o decreto insistido em permanecer se aglomerando em bares e espaços públicos para eventos sociais.

Leonel falou a respeito da autorização dos cultos religiosos e pontuou que a medida de afrouxamento será revista para garantir que o avanço da pandemia seja contida.

Segundo boletim especial sobre o avanço do coronavírus no município, houve um crescimento de pessoas na faixa etária entre 30 e 50 anos contaminados pela doença.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia