Brasil e Argentina se enfrentam em final da Copa América

Lionel Messi e Neymar, durante partida disputada em 2016, para as eliminatórias da Copa de 2018 Foto: CBF

Cercada de controvérsias desde o primeiro momento, a Copa América chega ao fim neste sábado (9) com a Seleção Brasileira na grande final contra a Argentina no Maracanã, às 21h. Colocada em dúvida em razão da pandemia da Covid-19, a competição terá a sua decisão com público correspondente a 10% da capacidade do estádio no Rio de Janeiro, após autorização da Prefeitura.

Não haverá venda de ingresso. A capacidade total do Maracanã, segundo a administração de estádio, é de 72.285 pessoas. Com isso, a Conmebol poderá convidar até 7.228 torcedores para assistir ao confronto entre os comandados do técnico Tite, em busca do bicampeonato, e a equipe estrelada por Lionel Messi, que quer quebrar o estigma de nunca ter levantado uma taça com a seleção adulta.

De acordo com a entidade, serão disponibilizadas 2.200 entradas para cada uma das federações. A capital fluminense exigirá a apresentação de testes para Covid-19 realizados até 48 horas antes da partida, de antígeno ou RT-PCR.

Se dependesse da Conmebol, o público presente seria consideravelmente maior. Segundo o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD), o primeiro pedido da confederação era de permitir a ocupação de até 50% do público. Paes afirma que a solicitação inicial foi recusada, mas que o pleito de 10% recebeu o sinal verde dos técnicos da Secretaria Municipal da Saúde.

Conmebol x Covid-19

Inicialmente, a Copa América não seria disputada no Brasil, não aconteceria neste ano e teria mais equipes em campo. Pelo desenho inicial, a edição aconteceria em 2020, com sede na Argentina e na Colômbia, e 12 times em campo — as dez seleções associadas da Conmebol mais as convidadas Catar e Austrália.

Os planos foram caindo um a um, todos em razão da pandemia da Covid-19. A pandemia impediu o torneio de acontecer em 2020, depois levou Catar e Austrália a desistirem da viagem e, por fim, fez com que os países-sedes não quisessem mais sediá-lo. No caso da Colômbia, a eclosão de uma crise política foi o start para a desistência, que logo se sucedeu pela retirada da Argentina, esta apontando diretamente a situação do novo coronavírus como causa.

O Brasil surgiu como opção na última hora, um mês antes do torneio. Sob críticas da oposição, de especialistas e dos parlamentares que compõem a CPI da Pandemia, o país se colocou à disposição para receber a competição. Oficialmente, o argumento da Conmebol é de que seria a melhor opção, uma vez que o país foi sede da edição de 2019. A entidade também garante que seus protocolos são seguros.

Desde o início da competição, já foram registrados ao menos 165 casos de Covid-19 entre os testes realizados em jogadores, membros das delegações e prestadores de serviços no Brasil para os jogos da Copa América.

Brasil x Argentina

Local e hora: Estádio do Maracanã, sábado (10 de julho), 21h

Escalações prováveis**

Brasil – Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Casemiro, Fred e Douglas Paquetá; Everton Cebolinha, Richarlison e Neymar. Técnico: Tite

Argentina – Emiliano Martínez; Molina, Otamendi, Pezzella e Tagliafico; Guido Rodríguez, Lo Celso e De Paul; Messi, Nicolás González e Lautaro Martínez. Técnico: Lionel Scaloni

*CNN


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia