Bahia tem um caso de violência contra a mulher a cada dois dias, aponta pesquisa

violência

Segundo pesquisa da Rede de Observatórios da Segurança, a Bahia teve um caso de violência contra a mulher a cada dois dias em 2021.

O levantamento divulgado nesta quinta-feira (10), aponta que foram 200 registros no ano passado.

A pesquisa “Elas vivem: dados da violência contra a mulher”, mostra também que houve queda de 31% nos registros da Rede, em relação à pesquisa de 2020.

Em 2020 foram registrado 70 feminicidios e em 2021 com registro de 66 casos.

Ainda conforme a Rede de Observatórios da Segurança, o estado da Bahia teve 232 casos de violência contra a mulher em 2021, sendo 66 femicídios, 55 homicídios, 50 tentativa de feminicídio/agressão física e 29 violência sexual.

“Na Bahia, foram registrados 29 casos de violência sexual/estupro, mas o número de vítimas pode ser muito maior, pois muitas têm dificuldade de proceder a denúncia, por vergonha e medo que familiares saibam do ocorrido e pela morosidade do sistema de justiça em processar e condenar os agressores”, diz trecho da pesquisa.

A Rede de Observatórios da Segurança afirmou ainda que “as vítimas sofrem pelo crime, pela violência e também a partir da construção desse estigma na sociedade”.

Rede de Observatório da Segurança mostra casos

A Rede divulga o relatório sobre violência contra mulher anualmente. O estudo, que já era feito com Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, agora passou a incluir Maranhão e Piauí.

Segundo o levantamento, a Bahia foi o único estado que não registrou casos de transfeminicídios em 2021.

Também foram catalogados nove casos de violência motivados por suposta traição. A pesquisa cita o caso da vítima Valdenice Alves de Novais que, por ciúmes, foi enterrada viva pelo companheiro que alegou à polícia que “queria puni-la”, em Itabuna, no sul da Bahia.

Outro exemplo citado pela Rede de Observatórios da Segurança foi o caso de Erika Batista, de 18 anos, que foi estuprada e morta no distrito de Cumuruxatiba, que pertence ao município de Prado, no extremo sul da Bahia.

Em uma tabela, a Rede lista as motivações de feminicídio na Bahia. As brigas lideram com 13 casos, seguidas de ciúmes/suposta traição (9), término de relacionamento (4) e estupro (3).

Outra tabela mostra as motivações das tentativas de feminicídio/agressão física no estado. As brigas seguem no topo com 11 casos, seguidas de término de relacionamento (8), ciúmes/suposta traição (3) e bala perdida (1).

A pesquisa da Rede de Observatórios da Segurança é feita com base em metodologia de pesquisa rigorosa e monitoramento diário, por meio de dados divulgados pelas secretarias estaduais, via Lei de Acesso à Informação.

*Informações do G1

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia