Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira (26)

Foto: reprodução/Vinícius Schmidt

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina na próxima sexta-feira, dia 26. Os interessados devem realizar o pedido através da Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br.

Podem requerer a isenção os estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em 2024 em escolas públicas, assim como aqueles que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas. Além disso, podem se beneficiar os participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação e os alunos de famílias de baixa renda registrados no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Os estudantes que foram isentos no Enem 2023 mas não compareceram aos dois dias de prova e desejam participar gratuitamente da edição de 2024 precisam justificar a ausência. O prazo para essa justificativa também se encerra em 26 de abril.

O Enem é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, utilizado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados do Exame são utilizados como critério único ou complementar nos processos seletivos, além de servirem como base para acesso a auxílios governamentais, como os fornecidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia