Em sabatina, Haddad repete acusação equivocada de Geraldo Azevedo, que acusou Mourão de tortura

 

(Foto: Arquivo AFP)

 

Durante a sabatina no Jornal O GLOBO , o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad , repetiu acusação equivocada feita no sábado pelo músico Geraldo Azevedo , em show em Jacobina, na Bahia. Azevedo disse que foi preso duas vezes na ditadura e que foi torturado. Segundo o artista, o general Hamilton Mourão era um dos torturadores. O cantor reconheceu o erro e pediu desculpas pelo “transtorno causado”.( Perdeu a sabatina de Fernando Haddad no GLOBO? Veja como foi )

Azevedo acusou o general Hamilton Mourão, candidato a vice de Jair Bolsonaro, de ser um dos torturados no período em que foi sequestrado e torturado, em 1969.

– Olha, é uma coisa indignante, cara. Eu fui preso duas vezes na ditadura, fui torturado. Você não sabe o que é tortura, não. Esse Mourão era um dos torturadores lá – declarou o artista, durante show no interior da Bahia.

O senador Lindbergh Farias (PT) compartilhou nesta terça-feira um vídeo do momento em que o artista relata a tortura que sofreu e cita Mourão. “Geraldo Azevedo critica apoio de Bolsonaro a torturadores”, diz o post do petista.

No ano de 1969, no entanto, Mourão tinha 16 anos.

— Esse cara bebeu (Azevedo). Observe que, em 1969, eu estava no Colégio Militar, em Porto Alegre, no 1º ano do 2º grau — disse Mourão ao GLOBO.

Consulta à Comissão da Verdade não mostra citação alguma a Mourão, que entrou para a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em 1972.

Durante a sabatina, Haddad disse que o adversário Jair Bolsonaro era “figura desimportante no meio militar”, mas representava “o que sobrou dos porões (da ditadura)”. O petista citou Geraldo Azevedo e chamou Mourão de torturador. Mais adiante na entrevista, voltou ao tema e destacou que teme uma gestão presidencial “com um vice torturador”.

(Bolsonaro) É figura desimportante no meio militar. Mas o Mourão, por exemplo, ele próprio foi torturador. Geraldo Azevedo declarou até em um show que foi pessoalmente torturado pelo Mourão — frisou Haddad.

Em nota, a assessoria de imprensa de Geraldo Azevedo destacou que o cantor “foi uma das vítimas da ditadura militar instaurada em 1964”, sequestrado e torturado em 1969 e 1974. Nesta terça-feira, o cantor reconheceu que o candidato a vice não estava entre os responsáveis pela violência.

“Geraldo Azevedo se desculpa pelo transtorno causado por seu equívoco e reafirma sua opinião de que não há espaço, no Brasil de hoje, para a volta de um regime que tem a tortura como política de Estado e que cerceia as liberdades individuais e de imprensa”, diz a nota.

Fonte O Globo



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia