UFRB assina cooperação para desenvolvimento territorial de esporte e lazer

cooperação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), assinou, no início de novembro, um acordo de cooperação técnica, científica e cultural com a Federação de Boxe do Estado da Bahia (FBEB). A ação foi iniciada no âmbito do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), e a formalização da cooperação aconteceu durante o evento de lançamento do projeto, na última quarta-feira (15), no Auditório do Pavilhão de Química do CCAAB, campus Cruz das Almas.

A cooperação, com duração de cinco anos, tem como objetivo desenvolver o “Centro de Referência Esportiva do Recôncavo Núcleo de Desenvolvimento do Esporte e Lazer (NUDESTEL)”. A Universidade irá colaborar nas ações de esporte e lazer, além de disponibilizar estrutura física, formação e realizar a divulgação do projeto.

Para o idealizador do projeto, o vice-presidente da FBEB, Ronaldo Anias, “a criação do NUDESTEL contribuirá para a melhoria do acesso ao esporte e lazer, por meio de estratégias que estimulem e acompanhem a evolução das políticas públicas nos municípios baianos pertencentes aos Territórios de Identidade”.

“O projeto pretende, prioritariamente, promover a oferta regular de atendimento direto para crianças, adolescentes e jovens nas modalidades de basquetebol, futsal, voleibol, handebol, futebol de campo, boxe, taekwondo, judê, karatê e atletismo, além de promover a formação e qualificação de gestores públicos, instrutores e agentes sociais em temáticas envolvendo o esporte, sempre em parceria com a UFRB para o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias esportivas”, completa Anias.

Ao falar sobre a importância dessa mobilização conjunta entre estado, municípios e Universidade, o coordenador do projeto na UFRB, professor Elvis Lima, diretor do CCAAB, ressaltou que a ação tem o papel de promover a inclusão social, a melhoria nas condições de vida, além de fazer conexões significativas com as comunidades.

“A universidade está de portas abertas para os atletas e, inclusive, ações desse tipo e a criação do Núcleo possibilitam a chegada à Universidade. Nossos jovens precisam entender que a Universidade tem que ser de fácil acesso, de fácil permanência e de fácil formação. A universidade não pode ser um sonho muito distante, tem que ser um sonho próximo dos nossos jovens. Que a criação do Núcleo, com apoio da SUDESB e de muitos outros parceiros, é que vai realmente ratificar o jovem passar pela universidade e falar ‘eu posso estar lá’”, reforçou.

O reitor da UFRB, professor Fábio Josué, parabenizou a organização do projeto, enfatizou sua relevância para a localidade do Recôncavo e destacou a parceria com a SUDESB e a FBEB. “Desejo sucesso a todos que estarão coordenando essa empreitada e nos colocamos, mais uma vez, à disposição para apoiá-la […] Esperamos que possamos, a partir de agora, avançar no desenvolvimento desse Centro de Referência e, nessa perspectiva, fortalecer o esporte e o lazer no nosso território”, afirmou ele.

“Temos um desafio que é de expandirmos essa cooperação para além do Recôncavo. A Universidade, hoje, fisicamente, está três territórios; está no Recôncavo, no Portal do Sertão e no Vale do Jiquiriçá. Em diversos desses espaços nós temos estruturas esportivas que a gente pode pensar projetos para uma aproximação maior com a sociedade, com o nosso entorno”, mencionou o vice-reitor da UFRB, professor José Mascarenhas, que acredita na criação do Núcleo como um ponto de partida para futuras ampliações.

Participaram do evento de lançamento do projeto, entre outras autoridades, o representante da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), Álvaro Gonçalves, o presidente da FBEB, Edson Dias, a representante da Associação de Artes Marciais de Cruz das Almas (ASSAMACA), Maria das Graças, além de empresários e desportistas.

Ascom UFRB



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia