Sorteio da Copa do Mundo: Brasil pega Sérvia, Suíça e Camarões

Campeão mundial em 2002, Cafu participou do sorteio (François-Xavier Marit/AFP)

O caminho do Brasil na Copa do Mundo de 2022 está traçado. A Fifa sorteou nesta sexta-feira (1º), em Doha, no Catar, as chaves para a competição, que começa no dia 21 de novembro e vai até o dia 18 de dezembro. E a Seleção já sabe quem serão os primeiros adversários na busca pelo hexacampeonato mundial.

Líder do ranking, a equipe do técnico Tite ficou no Grupo G e terá como rivais a Sérvia e a Suíça – reeditando a fase de grupos da Copa do Mundo de 2018, na Rússia – além de Camarões.

A estreia no Catar será contra os sérvios, no dia 24 de novembro. Há quatro anos, o Brasil fechou a primeira etapa diante dos rivais e venceu por 2×0, gols de Thiago Silva e Paulinho.

O duelo contra os suíços será o segundo e está marcado para o dia 28. Na Copa de 2018, a equipe canarinha pegou a adversária na estreia e, com uma pintura de Coutinho e um gol polêmico de Zuber, a partida terminou em 1×1.

Em seguida, a Seleção encara Camarões, no dia 2 de dezembro. O mais recente encontro dos países em uma Copa foi em 2014, disputada no Brasil. O duelo, no Mané Garrincha, em Brasília, foi válido pela última rodada da fase de grupos e teve goleada anfitriã: 4×1, com dois gols de Neymar – Fernandinho e Fred também marcaram, e Matip descontou.

As partidas da primeira fase ainda não têm horários divulgados – a ideia da Fifa é direcionar de acordo com as seleções envolvidas em cada jogo, para que sejam atrativos para as transmissões dos países. Mas estão definidos que os confrontos da etapa acontecerão às 7h, 10h, 13h e 16h (de Brasília).

Nas oitavas de final, caso se classifique, o Brasil pode ter como adversário Portugal, Uruguai, Gana ou Coreia do Sul, integrantes do Grupo H.

Jogos do Brasil na fase de grupos:

  • Brasil x Sérvia (24/11)
  • Brasil x Suíça (28/11)
  • Camarões x Brasil (2/12)

A abertura da Copa terá o duelo entre Catar x Equador, no dia 21 de novembro, às 7h, no estádio Al Bayt. Os equatorianos caíram na posição A2. Completam o Grupo A, dos anfitriões, as seleções do Senegal e Holanda.

A fase de grupos vai até o dia 2 de dezembro, sempre com quatro jogos por dia. A final é no dia 18 de dezembro, no Lusail Stadium. Veja a programação do Mundial abaixo, já no fuso horário de Brasília.

As datas da Copa do Mundo de 2022:

  • Fase de grupos: 21 de novembro a 2 de dezembro (quatro jogos por dia, às 7h, 10h, 13h e 16h)
  • Oitavas de final: 3 de dezembro a 6 de dezembro (dois jogos por dia, às 12h e 16h)
  • Quartas de final: 9 e 10 de dezembro (dois jogos por dia, às 12h e 16h)
  • Semifinais: 13 e 14 de dezembro (às 16h)
  • Disputa de 3º lugar: 17 de dezembro (às 12h)
  • Final: 18 de dezembro (às 12h)

Para o sorteio, a Fifa se baseou na versão mais recente do ranking de seleções, que foi divulgado na última quinta-feira (31). O Brasil apareceu como líder pela primeira vez desde agosto de 2017, depois de ultrapassar a Bélgica.

Assim, a Seleção ficou no pote 1, ao lado de outras seis equipes do top 8: Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal. Vale lembrar que a Itália, 6ª colocada, não se classificou para a Copa. Completando o grupo dos cabeças de chave estava o Catar, que, por ser o país anfitrião, foi direto para o Grupo A.

Ainda restam três vagas na Copa, que serão preenchidas em confrontos de repescagem. Os duelos serão: Costa Rica x Nova Zelândia, Austrália ou Emirados Árabes Unidos x Peru e País de Gales x Escócia ou Ucrânia.

Confira os grupos da Copa do Mundo de 2022:

Grupo A:
Catar
Equador
Senegal
Holanda

Grupo B:
Inglaterra
Irã
Estados Unidos
Repescagem europeia (vencedor de País de Gales x Escócia/Ucrânia)

Grupo C:
Argentina
Arábia Saudita
México
Polônia

Grupo D:
França
Repescagem 1 (vencedor de Peru x Austrália/Emirados Árabes)
Dinamarca
Tunísia

Grupo E:
Espanha
Repescagem 2 (vencedor de Costa Rica x Nova Zelândia)
Alemanha
Japão

Grupo F:
Bélgica
Canadá
Marrocos
Croácia

Grupo G:
Brasil
Sérvia
Suíça
Camarões

Grupo H:
Portugal
Gana
Uruguai
Coreia do Sul

 

*Correio



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia