A partida entre Bahia e São Paulo, na Arena Fonte Nova, que acontece na nesta terça-feira (05), às 21h30, contará com uma ação simbólica contra a violência no futebol. Como parte da campanha “Cadeiras Vazias”, 384 assentos no setor Sudoeste permanecerão desocupados, cobertos com camisetas de diferentes times, em homenagem às 384 vítimas fatais da violência no futebol registradas entre 1988 e 2023, conforme dados do jornalista Rodrigo Vessoni.

De acordo com o G1, a iniciativa faz parte do Movimento de Ocupação pela Paz no Futebol, lançado pelo Governo Federal, em parceria com o Ministério do Esporte, a CBF, a Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg) e clubes brasileiros. A campanha busca sensibilizar a sociedade para a urgência de combater a violência nos estádios e transformar esses espaços em ambientes seguros para todas as idades.
Durante o evento, jogadores e torcedores participarão de atividades de conscientização, com a presença de familiares de algumas vítimas da violência no futebol. Entre eles, Ettore Marchiano, pai de Gabriela Anelli, torcedora do Palmeiras que faleceu em julho de 2023 após ser atingida por estilhaços de garrafa em um confronto entre torcedores em São Paulo.
O Ministro do Esporte, André Fufuca, reforçou o propósito da campanha: “Queremos que a paz ocupe os estádios e que famílias possam torcer juntas, com segurança. A mudança de cultura é construída no dia a dia, com diálogo e ações que mostrem o impacto real da violência. Nosso objetivo é que o futebol seja um ambiente seguro para todos e que o amor pelo esporte sempre supere qualquer rivalidade.”




