Bamor e Imbatíveis emitem nota conjunta pelo fim da torcida única: “Ba-Vi da paz”

Maiores torcidas de Bahia e Vitória, a Torcida Organizada Bamor e a Torcida Uniformizada Os Imbatíveis emitiram nota conjunta no último sábado (28) com o pedido do fim da torcida única. A medida segue sendo recomendada para o clássico entre Bahia e Vitória neste domingo (29), às 16h, na Arena Fonte Nova.

“A desculpa utilizada como justificativa para toda essa censura é a punição. Somos a favor de punição! Punição para infratores que deturpam o espetáculo, não para o torcedor que apenas almeja apoiar e engrandecer seu time. A punição direcionada às Torcidas Organizadas é benéfica ao infrator, que sai ileso à responsabilização do seu próprio ato. Punir as Torcidas Organizadas é punir o futebol, o maior esporte do planeta”, diz parte da nota.

O Ministério Público da Bahia vem recomendando a torcida única desde 2017 por conta da violência entre as organizadas. Em fevereiro de 2018, o primeiro clássico daquela temporada contou com as duas torcidas no Barradão. No entanto, a medida de colocar apenas os adeptos do time mandante prevaleceu nos jogos seguintes.

Confira a nota completa:

Ao longo dos anos nós torcedores estamos perdendo pouco a pouco nosso direito de torcer. Direito este resguardado por nossa Constituição, disposto na Lei Pelé e no Estatuto do Torcedor. Vão cerceando nossas diversas formas de manifestações, proibiram os fogos de artifício, em qualquer oportunidade proíbem nossas bandeiras, faixas, baterias, uniformes, e agora, o estopim, suprimiram até mesmo o direito de acessar os clássicos, o principal jogo pra qualquer clube.

A desculpa utilizada como justificativa para toda essa censura é a punição. Somos a favor de punição! Punição para infratores que deturpam o espetáculo, não para o torcedor que apenas almeja apoiar e engrandecer seu time.

A punição direcionada às Torcidas Organizadas é benéfica ao infrator, que sai ileso à responsabilização do seu próprio ato. Punir as Torcidas Organizadas é punir o futebol, o maior esporte do planeta.

As Organizadas assim como todos os seguimentos da sociedade são vítimas da violência que assola em proporções cada vez maiores, é isso o que temos visto nas igrejas, escolas, transportes públicos, nas famílias, polícias e até partidos políticos. A violência é um problema social, fruto de centenas de anos do descaso dos nossos políticos para com a sociedade.

Contudo, nós da Torcida Organizada Bamor Nova Era e a Tui em mais um ato de amor pelos nossos clubes, pelo futebol e pela sociedade estamos dispostos a lutar por nossas histórias e pela liberdade de torcer. Ambas as diretorias decidiram fazer um pacto pela paz. O trabalho será árduo pelo problema social que é a violência, conforme citado, mas não mediremos esforços. Deixamos inclusive nosso apelo às autoridades, para que de encontro a como sempre agem, desta vez nos deem voz e nos apoiem.

Aqui deixamos nosso exemplo e nosso apelo aos torcedores do Bahia e do Vitória, incluindo os membros das organizadas, para que neste domingo torçamos com consciência, vamos respeitar à todos e no fim o futebol sairá vencedor, com o retorno das organizadas e o fim da torcida única!

Fonte: Bahia Notícias, parceiro do Blog do Valente

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia