Ex-BBB Josy Oliveira morre em cirurgia para tratar aneurisma

                                                                                                                                        Foto: Fabrício Mota/Divulgação TV Globo

A ex-BBB Josy Oliveira, participante da 9ª edição do programa, morreu no último sábado (4) aos 43 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). De acordo com sua família, Josy estava fazendo tratamento de um aneurisma diagnosticado no final de 2020.

No entanto, situações como essa são de extrema gravidade para os pacientes. Segundo o neurocientista, psicanalista e biólogo Fabiano de Abreu para quem não conhece, “um aneurisma é uma protuberância causada por uma fraqueza na parede do vaso sanguíneo, geralmente onde ele se ramifica”.

De acordo com o especialista, um aneurisma também chamam a atenção pelos efeitos que causam no organismo. “A pessoa sente uma dor de cabeça súbita e agonizante – tem sido descrita como uma ‘dor de cabeça trovão’, que é semelhante a um golpe repentino na cabeça. Ela resulta em uma dor cegante diferente de tudo o que já experimentou antes. Além disso, a pessoa fica com o pescoço duro, apresenta um quadro de vômitos, e sente dor até quando olha para a luz”, afirmou.

Ele lembra que as vítimas de um aneurisma cerebral precisam ser tratadas imediatamente, pois em muitos casos a demora no socorro pode levar à morte. Existem alguns fatores agravantes que podem levar a essa enfermidade.

“Fumar, ter pressão alta e um histórico familiar de aneurismas cerebrais certamente são fatores de risco em que a pessoa deve-se manter sempre atenta”, disse Fabiano de Abreu.

Sobre a relação entre o AVC e o aneurisma, o neurocientista explica que “o primeiro ocorre quando há um vaso sanguíneo rompido ou o suprimento de sangue ao cérebro é bloqueado. Por mais que pareçam diferentes, o aneurisma cerebral pode ser uma causa do AVC, pois a parede enfraquecida está sujeita a ruptura. Apenas cerca de 20% dos aneurismas chegam a romper”.

*Bahia.Ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia