Neste domingo (13) é comemorado o Dia Mundial do Rádio

Em data instituída pela ONU, dia 13 de fevereiro é o Dia Mundial do Rádio. Neste dia, em 1946, a Rádio ONU entrou no ar com sua primeira transmissão sobre o trabalho das Nações Unidas no mundo. O Dia Mundial do Rádio foi proclamado na Conferência Geral da UNESCO em 2011 e aprovado em 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Segundo a ONU, o objetivo da data é conscientizar sobre a importância do veículo e fornecer acesso à informação.

História do Rádio

Em 1860, o físico escocês James Clerk Maxwell descobriu as ondas rádio, porém, só em 1886, Heinrich Hertz apresentou as variações da corrente elétrica em forma de ondas de rádio. Desta forma, Guglielmo Marconi colocou em uma linha telefônica os sinais de rádio e o chamou de telégrafo sem fio. Tornando-se assim, o inventor do rádio. Porém, os feitos de Marconi criaram disputas judiciais. Nikola Tesla reivindicou a patente da invenção do rádio e até JC Bose também entrou na disputa judicial. É importante ressaltar que em 1943, a Suprema Corte dos EUA considerou Nikola Tesla como inventor do rádio. No Canadá, Reginald Fessenden foi conhecido como o precursor do rádio, principalmente por ser o primeiro a transmitir o som da voz humana sem fios. Porém, muitos autores creditam a invenção do rádio ao Guglielmo Marconi.

O rádio não tinha o formato de locução de como é conhecido nos dias atuais, pois só era transmitido sinais. A primeira transmissão de voz aconteceu em 1906, nos EUA, pelo engenheiro canadense Reginald Fessenden, transmitindo um concerto natalino para os tripulantes dos navios da United Fruit Company. Os primeiros equipamentos eram feitos de sulfeto de chumbo usados para detectar sinais de rádio, havendo bastante dificuldade para sintonização. A massificação do rádio só aconteceu em meados de 1927.

Em 06 de abril de 2021, foi instituído em Pernambuco o Dia Estadual do Rádio através do Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) , Eriberto Medeiros, promulgando a Lei 16.241 de autoria do Deputado Clodoaldo Magalhães (PSB-PE). A data relembra a primeira transmissão pelas ondas do rádio registrada no Brasil, que ocorreu no Recife, em 1919, pela Rádio Clube.

Só em 1922 a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que é, até então, considerada a pioneira, fazia sua primeira transmissão oficial. Foi exatamente no dia 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência do país, com a transmissão, à distancia e sem fios, da fala  do presidente Epitácio Pessoa. Mas a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, tendo à frente o médico Roquete Pinto, só começou a operar, no entanto, em 30 de abril de 1923.

A Rádio Clube foi a pioneira em função de ter feito a primeira transmissão oficial, em um estúdio improvisado na Ponte d’Uchoa, no Recife. Em fevereiro de 1923, a Rádio Clube de Pernambuco passou a operar com um transmissor de 10W, tendo sua abrangência aumentada para toda a área do Recife.

Fonte: Folha de Pernambuco



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia