Estupro culposo: Ministro do STF diz que Mariana Ferrer sofreu humilhação em audiência

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes condenou a audiência que absolveu o empresário André de Camargo Aranha da acusação de estupro contra Mariana Ferrer, de 23 anos. Imagens da audiência, que ocorreu em setembro, foram divulgadas hoje pelo The Intercept.

Em mensagem nas redes sociais, Mendes classificou as cenas como “estarrecedoras” e ressaltou que a Justiça não deve ser instrumento de “tortura e humilhação”.

No vídeo divulgado, o advogado de defesa Cláudio Gastão da Rosa Filho exibiu fotos sensuais de Mariana, que atuava como modelo profissional, para reforçar o argumento de que a relação sexual foi consensual. Classificando as imagens como “ginecológicas”, o advogado ainda disse que “jamais teria uma filha” do “nível” de Mariana.

Em seguida, Cláudio Gastão repreende o choro de Mariana: “Não adianta vir com esse teu choro dissimulado, falso e essa lábia de crocodilo”. Durante a audiência, o advogado ainda acusou a vítima de manipular os fatos do ocorrido. “Tu vive disso? Esse é teu criadouro, né, Mariana, a verdade é essa, né? É teu ganha pão a desgraça dos outros? Manipular essa história de virgem?”.

A audiência de setembro foi encerrada com o André de Camargo Aranha absolvido. O promotor do caso argumentou que o empresário não poderia saber que Mariana não tinha condições de consentir a relação. Desta forma, não existiria a “intenção” de estuprar, de acordo com ele. De acordo com o The Intercept, o juiz aceitou a argumentação de “estupro culposo”, um crime que não é previsto por lei. Por isso, André não foi condenado.

Ainda segundo o site, o advogado Cláudio Gastão é um dos mais caros de Santa Catarina e já representou Olavo de Carvalho, além de defender a ativista Sara Giromini quando ela foi presa pela Polícia Federal por manifestações contra o STF.

Fonte:UOL



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia