Atakadão Atakarejo é alvo de primeira ação milionária por racismo estrutural do país

Foto: Divulgação

A Justiça do Trabalho na Bahia vai julgar a primeira ação civil pública para erradicação do racismo estrutural no ambiente de trabalho do país. A ação, proposta nesta quarta-feira (12), foi movida pelas entidades Educafro, o Centro Santo Dias de Direitos Humanos e o Odara Mulheres Negras.

A ação tramita na 35ª Vara do Trabalho de Salvador contra o grupo Atakadão Atakarejo da Bahia por causa da morte de dois homens negros motivada por seguranças da rede de supermercados. As informações são de Lauro Jardim.  No pedido, as ONGs afirmam que o ambiente de trabalho da empresa está contaminado pela violência racial, permitindo que funcionários recebam ordens que provocam a homicídio de pessoas negras por motivo fútil, em um caso de racismo estrutural.

O caso aconteceu no dia 29 de abril, quando Bruno da Silva e o sobrinho Ian da Silva foram detidos por seguranças do supermercado em Amaralina, por suposto furto de carnes. Ao invés de terem sido levados para a Polícia, os seguranças entregaram os suspeitos a traficantes, após serem espancados. O crime gerou revolta no país.

A ação pede uma indenização de R$ 207 milhões para a comunidade negra que seria convertida prioritariamente em bolsas de estudo. Há também demandas contra o racismo estrutural como a presença de negros em todas as instâncias da empresa na mesma proporção em que estão presente na sociedade e a criação de um programa permanente de treinamento em direitos humanos e igualdade.

*BN


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia