Astronautas se reúnem para comemorar os 50 anos da chegada à Lua

Foto: Felix Kunze – Nasa

Oito astronautas que participaram das missões Apollo da NASA se reuniram em Nova York para uma foto histórica: a imagem celebra os 50 anos da primeira vez que a humanidade chegou à Lua: no dia 20 de julho de 1969, o norte-americano Neil Armstrong caminhou pelo nosso satélite natural durante a missão Apollo 11.

Participaram da foto três astronautas que já deixaram suas pegadas na Lua: Buzz Aldrin (Apollo 11), Charlie Duke (Apollo 16) e Harrison Schmitt, que foi o último homem a realizar o feito, durante a missão Apollo 17 em dezembro de 1972.

Além deles, estão na fotografia Michael Collins ( Apollo 11), Walter Cunningham  (Apollo 7), Rusty Schweickart (Apollo 9), Fred Haise (Apollo 13) e Al Worden (Apollo 15).

Buzz Aldrin – que está com 89 anos de idade e foi o segundo homem a pisar na Lua – se destacou no encontro devido ao seu paletó com estampa de foguetes.

Durante a reunião, Aldrin, Duke, Worden, Cunningham e Schweickart participaram de um painel de palestras, onde contaram sobre as suas missões. De acordo com os relatos deles, durante a Apollo 11, Aldrin descobriu que um disjuntor do módulo lunar Eagle estava quebrado. Enquanto isso, o piloto Collins aguardava no módulo de comando em órbita lunar.

“Você se prepara para pousar na Lua e pressiona aquela peça… assim que você está na superfície, você a desativa. Se você quer ir para casa, tem que pressionar a peça novamente, mas ela estava quebrada”, descreveu Aldrin ao site Space.com.

“Se eles não conseguissem decolar, eles seriam homens mortos e eu iria para casa sozinho”, Collins explicou. Por sorte, os astronautas conseguiram consertar o problema e obtiveram sucesso na histórica missão Apollo 11.

Fonte Galileu



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia