Morre Nilcea Freire, ex-ministra da Mulher no governo Lula

A ex-ministra da Mulher do governo Lula, Nilcea Freire, morreu nesse sábado (28) no Rio de Janeiro, vítima de um câncer. Nilcea tinha 66 anos, era médica, professora, pesquisadora e ex-reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Ela ocupou o cargo de secretária Especial de Políticas para as Mulheres do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2004 e 2011. Nilcea participou da criação da Lei Maria da Penha, do Ligue 180 (canal de denúncias) e o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

A direção da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) emitiu nota lamentando o falecimento da ex-ministra. “Uma mulher guerreira, que sempre valorizou a categoria das trabalhadoras domésticas e lutou pelo reconhecimento e dignidade do nosso trabalho”, reconheceu Luiza Batista, presidenta da Fenatrad.

O senador baiano Jaques Wagner também lamentou a morte de Nilcea Freire. “Fátima e eu recebemos com tristeza a notícia do falecimento precoce da companheira Nilcéa Freire”, disse o senador. “Força aos familiares, amigos e companheiras de militância de Nilcéa, cuja contribuição para os direitos humanos está inscrita nas mais nobres páginas da história do nosso país”, finalizou Wagner em nota enviada à imprensa



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia