Policiais Militares salvam criança vítima de afogamento na Ilha de Itaparica; você sabe o que fazer em situações parecidas? Confira!

 

98da95bf-dfa4-4d41-bdcc-4b8fb0a014cb
9cf6aa22-60b4-4792-a8ca-b5faa9f52c13
50014c2e-6ab3-40e9-96fb-289938a86aa7
54e877a9-a8e4-46c4-8204-a2a90750835d

Uma criança foi salva de afogamento por policias militares de Ilha de Itaparica / Vera Cruz . Os policiais agiram conforme as instruções dadas para salvamento de crianças nessas condições e conseguiram com êxito reanimar o garoto. Mas você sabe como agir em situações parecidas ? Confira as dicas que o Blog do Valente te dá e que pode ajudar a salvar vidas neste período de veraneio.

Primeiros socorros para afogamento

Durante o afogamento a função respiratória fica prejudicada devido a entrada de água pelo nariz e boca, pois a pessoa não consegue sair da piscina, rio ou mar. Se não houver resgate rapidamente, pode acontecer obstrução das vias respiratórias e consequentemente, ocorre o acúmulo de água nos pulmões.

No entanto, algumas medidas podem ser feitas para salvar uma pessoa que esteja se afogando, sendo que é necessário, primeiramente, garantir a própria segurança e verificar se o local não oferece riscos ao socorrista, como rios com bastante correnteza, mar agitado, enchentes e tumulto de pessoas. Os primeiros socorros a pessoa em afogamento são:

  1. Reconhecer o afogamento, observando se a pessoa está com os braços estendidos, lutando para não ficar debaixo da água, pois muitas vezes, por causa do desespero a pessoa nem sempre consegue gritar ou chamar por ajuda;
  2. Pedir ajuda para outra pessoa que esteja próxima ao local, para que ambas possam seguir com o socorro;
  3. Ligar imediatamente para a ambulância dos bombeiros no 193, caso não seja possível, deve-se ligar para SAMU no 192;
  4. Fornecer algum material flutuante para a pessoa que esteja se afogando, com auxílio de garrafas de plástico, pranchas de surf e materiais de isopor ou de espumas;
  5. Tentar realizar o socorro sem entrar na água. Caso a pessoa se encontre a menos de 4 metros de distância, é possível estender um galho ou cabo de vassoura, entretanto, se a vítima tiver entre 4 e 10 metros de distância, pode-se jogar uma boia com uma corda, segurando na extremidade oposta. Porém, se a vítima estiver bem próxima, é importante oferecer sempre o pé ao invés da mão, pois com o nervosismo, a vítima pode puxar a outra pessoa para dentro da água;
  6. Apenas entrar na água se souber nadar;
  7. Caso a pessoa seja retirada da água, é importante verificar a respiração, observando os movimentos do tórax, ouvindo o som do ar saindo pelo nariz e sentindo o ar que sai pelo nariz. Se estiver respirando, é importante deixar a pessoa na posição lateral de segurança até que os bombeiros cheguem no local.

Já se pessoa não estiver respirandosignifica que ficou muito tempo submersa, e pode apresentar hipoxemia, que é a pele fica arroxeada, perda de consciência e sofrer uma parada cardiorrespiratória. Se acontecer isso, antes da equipe de socorro chegar no local, é preciso iniciar o atendimento, começando pela etapa de permeabilizar as vias aéreas.

 

Cuidados que se deve ter em caso de salvamento na água

Depois de auxiliar a vítima de afogamento com apoio de materiais flutuantes pode-se tentar retirá-la da água, no entanto, isso só deve ser feito se o socorrista souber nadar e tiver segurança em relação ao local. Outros cuidados precisam ser considerados em caso de salvamento na água, como:

  1. Avisar outras pessoas que será feita a tentativa de salvamento;
  2. Retirar roupas e sapatos que possam pesar na água;
  3. Levar outro material de flutuação como prancha ou boia;
  4. Não chegar muito próximo a vítima, pois a pessoa pode agarrar e puxar para o fundo da água;
  5. Somente retirar a pessoa se houver força suficiente;
  6. Manter a calma, chamando sempre por ajuda.

Estes cuidados são importantes para que o socorrista também não se afogue e é sempre necessário manter alguém do lado de fora apontando as direções e chamando em voz alta.

O que fazer se você estiver se afogando

Caso aconteça um afogamento com você é necessário manter a calma, pois lutar contra a correnteza ou se debater provoca desgaste muscular, fraqueza e câimbras. Também é importante tentar flutuar, acenar por socorro e só gritar quando alguém puder ouvir, porque pode entrar mais água pela boca.

Se o afogamento for no mar, pode-se deixar levar para o alto mar, fora do alcance da arrebentação e evitar nadar contra a correnteza. Já se o afogamento acontecer em rios ou enchentes, é importante ficar com os braços abertos, tentar flutuar e buscar alcançar a margem nadando a favor da correnteza.

Como evitar o afogamento

Algumas medidas simples podem evitar que aconteça algum tipo de afogamento, como nadar ou tomar banho em locais que se saiba a profundidade, que não tenham correnteza e que sejam vigiados por bombeiros ou salva-vidas.

Também é importante não tentar nadar logo após se alimentar ou consumir bebidas alcoólicas, nem após ficar muito tempo exposto ao sol, especialmente se estiver com o corpo quente e a temperatura da água estiver muito fria, pois isso pode causar câimbras, dificultando a movimentação dentro da água.

As crianças e bebês estão mais susceptíveis ao afogamento, por isso são necessários alguns cuidados adicionais, como não deixá-los sozinhos perto ou dentro de banheiras, baldes cheios de águas, piscinas, rios ou mar, assim como, evitar acesso ao banheiro, colocando fechaduras nas portas.

As crianças menores de 3 anos devem sempre estar com boias quando estão dentro de uma piscina, rios ou mar e, se possível, para prevenir afogamento destas crianças pode-se instalar cercas em volta da piscina e matriculá-las em aulas de natação.

Além disso, para prevenir o afogamento é necessário usar colete salva-vidas em passeios de barco ou jet ski e evitar ficar próximo a bombas de piscinas, pois elas podem sugar o cabelo ou prender o corpo de uma pessoa.

Com informações do site tuasaude.com

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia