Testagem do Coronavírus chega ao quinto dia em municípios no Sul da Bahia

As testagens para o Coronavírus em estudantes, professores e funcionários das escolas estaduais chegam ao quinto dia nos municípios de Ipiaú e Uruçuca. Em Itajuípe, o processo continua com uma busca ativa dos estudantes que não foram testados para a marcação de nova data e horários. Além de ser realizada na sede dos municípios, a aplicação dos testes chega a áreas longínquas, por meio das equipes que mobilizam estudantes nos distritos e na zona rural. Nesta segunda-feira (29), por exemplo, a ação foi realizada no Centro Regional de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (CEMIT) do Rio de Contas, unidade da rede estadual localizada no distrito Córrego das Pedras, em Ipiaú.

“Foi muito importante termos esta testagem em nossa localidade, porque nem todos teriam condições de se deslocar até o centro. Testei negativo e isso me dá segurança para estar com meus familiares em casa”, contou a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Clarisse Andrade, do CEMIT do Rio das Contas.

A coordenadora do Núcleo Territorial Médio Rio de Contas (NTE 22), Thaisa Pereira, ressaltou a importância de chegar aos estudantes das áreas remotas. “Temos o compromisso de contemplar todos os estudantes da rede estadual em Ipiaú e trouxemos a testagem para o distrito Córrego das Pedras, onde se localiza o CEMIT. Além dos estudantes da unidade escolar, também testamos estudantes do Colégio Estadual de Ipiaú, que residem no local e não precisam se locomover para o centro”, disse.

No município de Uruçuca, os estudantes estão sendo atendidos no Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, nesta segunda e também na terça-feira (29 e 30/06), e no Colégio Estadual de Serra Grande (distrito de Serra Grande), na quarta e quinta-feira (1º e 2/7). “Me programei para fazer hoje o teste porque acho importante que aconteça esta ação na escola. É uma chance de sabermos sobre a nossa saúde e, quem sabe, de acordo com os resultados, retornarmos às aulas”, destacou o estudante do 1º ano do Ensino Médio, Clévisson Souza, do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro.

O coordenador de articulação de Projetos para a Educação da SEC, Hélder Amorim, falou dos atendimentos nas escolas. “Na primeira semana, tivemos a participação da comunidade escolar dentro do esperado, seguindo todos os protocolos de saúde. Seguimos dentro da programação com os dois municípios de Ipiaú e Uruçuca e acredito que tivemos uma ótima aceitação na realização dos testes”, destacou.

Também continuam os atendimentos na segunda e terça-feira (29 e 30/06) no Colégio Estadual de Ipiaú, Complexo Integrado de Educação, além do Centro de Apoio Pedagógico (CAP), os dois localizados em Ipiaú. Nas unidades escolares estão sendo respeitados os protocolos de saúde, com a disponibilização de álcool em gel, espaços higienizados e pias com sabão, além do distanciamento recomendado na espera e durante o atendimento.

Pioneira na Bahia, com previsão de atender a 4.600 pessoas, a testagem para o Coronavírus, que causa a COVID-19, visa ampliar a prevenção e o combate ao vírus, além de proporcionar as primeiras avaliações para a garantia da integridade da comunidade escolar no processo de retorno às aulas. As testagens estão sendo realizadas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) e as secretarias municipais de Saúde e Educação, com envolvimento dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e gestores escolares, além do apoio da Polícia Militar.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia