Dois baianos estão na lista de candidatos presentes em todas as eleições desde o ano 2000

Foto: Claudia Cardozo/Bahia Notícias

Dos atuais candidatos registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo menos 29 concorreram em todas as eleições desde o ano 2000. A informação resulta de um levantamento feito pelo Poder 360, que avaliou mais de 2 milhões CPFs. O período integra 11 pleitos consecutivos.

Entre os nomes estão os baianos José Raimundo Sampaio Oliveira (MDB), atual prefeito de Itaberada, e o vereador de Salvador, Odiosvaldo Bomfim Vigas (PDT).

 

Para o cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FG) Sérgio Praça, essas pessoas podem ser rotuladas como candidatos profissionais.

Conforme levantamento, entre os 29 candidatos, 17 conquistaram pelo menos uma vez o cargo pelo qual concorriam. Outros 11 ficaram de suplentes. Apenas 1 nunca foi eleito: o presidente do PRTB, Levy Fidelix.

Das 29 pessoas que se candidatam desde 2000, seis permaneceram na mesma legenda durante esses 20 anos, entre elas, Fidelix. O cargo mais alto alcançado por alguém da legenda é justamente o do general Hamilton Mourão, vice-presidente da República.

Entre os profissionais, também há quem mude constantemente de partido. É o caso do candidato a vereador do Patriota em Teresina (PI) Joaquim Saraiva. Nos últimos 20 anos, ele já passou por 8 legendas: DC, DEM, Patriota, PR, Prona, PSB, PT do B e PTB.

BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia