Conta de água alta? Saiba o que fazer

Foto: reprodução

Recebeu a conta de água e se assustou com o valor exorbitante? Não entre em pânico! Antes de tomar qualquer atitude precipitada, é fundamental entender as causas por trás do aumento e encontrar soluções eficazes.

Primeiro, analise a descrição dos serviços cobrados e o consumo no período. Verifique se há cobranças de multas e juros por pagamentos atrasados. Caso existam, negocie a regularização da sua conta com a companhia de água.

Reflita também se houve mudanças no seu padrão de consumo de água no período. Reformas, novos hábitos ou uso excessivo de eletrodomésticos podem influenciar o valor da conta.

Um dos principais vilões do consumo elevado são os vazamentos, principalmente os que não são aparentes.

Para identificar vazamentos, você pode realizar alguns testes simples:

  • Feche todas as torneiras e não utilize o vaso sanitário. Anote a numeração do hidrômetro e aguarde uma hora. Se a leitura tiver mudado, há vazamento interno.
  • Coloque um pedaço de papel higiênico na lateral do vaso sanitário. Se o papel umedecer, pode haver vazamento na caixa acoplada.
  • Prenda a boia do reservatório interno, feche a entrada de água e marque o nível da água. Se o nível baixar após algumas horas, há vazamento no reservatório.

Se você encontrar um vazamento, chame um encanador para identificar e resolver o problema o mais rápido possível. Quanto mais tempo o vazamento persistir, maior será o desperdício de água e o prejuízo na sua conta.

Para evitar vazamentos, faça revisões periódicas nas instalações hidráulicas do seu imóvel. Fique atento a sinais de alerta como manchas de umidade, mofo e aumento no consumo de água.

Hidrômetros, devo confiar?

Os hidrômetros são aparelhos de alta precisão, certificados pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) para contabilizar o consumo de água dos imóveis. Diferente do que muitos pensam, ao longo dos anos esses equipamentos podem medir menos do que o consumo real. Por isso, periodicamente a Embasa precisa substituir esses aparelhos.

Caso o usuário tenha feito todas as inspeções internas e não identificar a razão pelo aumento da conta, ele deve procurar a Embasa através dos canais de atendimento 0800 0555 195, atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br, WhatsApp (71) 9717-0999 ou pontos de atendimento presencial. Se for possível, deve também apresentar no momento do atendimento uma foto do hidrômetro ou anotar os números pretos (a parte de cima, do contador) e a data desta coleta. Isso facilitará a projeção do consumo e a agilizará análise do caso.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia