Mais de 40 animais silvestres resgatados em operação conjunta no Rio de Janeiro

Foto: reprodução/Fabiana Veneza GovRJ

Uma ação conjunta entre as secretarias de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, da Polícia Militar e da Polícia Civil, além do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), resultou no resgate de mais de 40 animais silvestres em um sítio em Vargem Grande, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (14).

O homem responsável pelo cativeiro ilegal foi preso e multado. Além da multa pelo crime ambiental, ele também foi autuado por construção em Área de Preservação Permanente e captação irregular de recurso hídrico.

Entre os animais resgatados, estão 24 espécies nativas, como cinco araras, oito tucanos, oito jabutis, dois papagaios, uma maritaca e dois macacos pregos. Também foram encontrados 17 animais exóticos, como cinco Ring Neck, quatro Tigres d’água (cágados), um pavão, um pombo, uma rosela e duas calorias.

Araras-1
Aves-em-casinha-de-cachorro
aves-presas
Jabuti-2
macaco-em-casinha-de-cachorro
macaco-8

Todos os animais passarão por avaliação e cuidados de veterinários antes de serem reintroduzidos à natureza.

O governador Cláudio Castro (PL) destacou a importância da ação: “É inadmissível permitir que criminosos atuem traficando esses animais, que ficam em cativeiros, com maus tratos e tortura. É uma determinação da nossa gestão manter a vigilância e agir com inteligência para coibir essa prática e punir exemplarmente os responsáveis.”

O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, ressaltou a importância da participação da população na luta contra os crimes ambientais: “O que a gente precisa ressaltar é que além do intenso trabalho de investigação e inteligência, temos a fundamental participação da população que denuncia essas práticas ilegais e contribui para garantirmos a preservação do ambiente e um estado e um planeta mais saudável.”

As investigações para identificar os responsáveis pelo crime ambiental estão em andamento.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia