Banhistas registram fragmento de óleo em praia de Belmonte, no extremo sul da Bahia

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Banhistas que estavam na praia do Rio Preto, em Belmonte, no extremo sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira (20), registraram a chegada de uma fragmento do óleo que atinge as praias do Nordeste do país.

Os banhistas estavam na beira do mar quando viram a nova mancha e fizeram o registro. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a mancha tinha cerca de 10kg e o local foi limpo ainda nesta quarta. Não houve novos registros de óleo na região após a limpeza.

O município conta com apoio de militares da operação “Amazônia Azul – Mar limpo é vida”, que ajudam na limpeza e monitoramento da manchas de óleo no Nordeste.

Em 12 de novembro, fragmentos de óleo já tinham retornado às praias do Guaiu e de Mogiquiçaba, que ficam entre os municípios de Santa Cruz Cabrália e Belmonte. O local também já passou por limpeza.

Segundo a Marinha do Brasil, aproximadamente 4,5 mil toneladas de resíduos de óleo retirados das praias nordestinas, desde o aparecimento das manchas, em agosto deste ano, até esta quarta-feira (20), conforme informou, por meio da Marinha, o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) – formado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia