Médico que atendeu paciente com coronavírus é o 17º caso confirmado na Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o 17º caso de contaminação por coronavírus, na manhã desta quarta-feira (18). Segundo Fábio Vilas-Boas, secretário de saúde da Bahia, a vítima é um médico que se contaminou cuidando de um dos primeiros pacientes também infectado pela doença.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o médico foi contaminado quando trabalhava em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Salvador. Apesar da situação, o secretario Fábio pontuou,em uma publicação nas redes sociais, que o paciente está em casa e com boa evolução.

Também na publicação nas redes sociais, o secretario chamou atenção dos profissionais, pediu cuidado e que se atentem ao uso dos equipamentos de proteção. “Precisamos reforçar o chamamento à atenção ao uso de equipamentos de proteção individual das equipes de saúde nas emergências”, disse na postagem.

Dos casos registrados na Bahia, até esta terça, sete foram em Salvador, outros cinco foram na cidade de Feira de Santana, três foram registrados em Porto Seguro e um em Prado. A primeira paciente infectada no estado foi liberada de isolamento domiciliar, na sexta-feira (13). Ela passou por um novo exame do coronavírus, e o resultado deu negativo para o vírus.

Casos confirmados

Até quarta-feira (18), os casos confirmados na Bahia são:

-Mulher de 34 anos, de Feira de Santana, contaminada após retornar da Itália, com passagens por Milão e Roma, em 25 de fevereiro;
-Mulher de 42 anos, de Feira de Santana, trabalhadora doméstica que teve contato com a mulher de 34 anos;
-Idosa de 68 anos, de Feira de Santana, mãe da mulher de 42, que teve contato domiciliar com a 2ª paciente;
-Idoso de 73 anos, também de Feira de Santana, marido da mãe da trabalhadora doméstica, que teve contato domiciliar com as 2ª e 3ª pacientes;
-Mulher de 52 anos, de Salvador, que fez viagem recente à Espanha;
-Criança de 11 anos, de Salvador, filha da mulher de 52 anos, que também fez viagem recente à Espanha;
-Idoso de 72 anos, de Salvador, que fez viagem recente para a Itália;
-Homem de 49 anos, de Salvador, que fez viagem recente à Alemanha e Espanha;
-Mulher de 50 anos, de Feira de Santana, que fez viagem recente aos Estados Unidos;
-Homem de 43 anos, de Porto Seguro, que foi contaminado durante festa em Itacaré;
-Mulher de 35 anos, de Porto Seguro, que teve passagem pelos Estados Unidos Da América;
-Mulher, de 42 anos, de Porto Seguro, que teve contato com um paciente contaminado, que estava na festa de casamento da irmã de Gabriela Pugliesi, em Itacaré;
-Homem de 42 anos, de Prado, que teve passagem por Milão e Londres;
-Idoso de 72 anos, de Salvador, com histórico recente de viagem para São Paulo;
-Homem de 50 anos, de Salvador, internado em hospital particular;
-Idoso de 60 anos, de Salvador, internado em hospital particular.
-Homem, que é médico, e foi infectado quando atendia um dos primeiros pacientes contaminados com a Covid-19.

Notificações

A Bahia registrou 671 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus), de janeiro até as 17h de terça, quando o último boletim da Sesab foi divulgado.

Desse total, 16 foram confirmados, 252 foram descartados e 403 aguardam análise laboratorial. O diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave.

A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia