Em conversa com jornalistas da Chapada, Rui anuncia novos leitos de UTI para a região

Uma coletiva de imprensa online reuniu o governador Rui Costa e jornalistas que atuam na Chapada Diamantina, no início da tarde desta quarta-feira (20). Transmitido pelas redes sociais e retransmitido por uma série de emissoras de rádio do interior, o encontro virtual tratou das medidas específicas para a região implantadas pelo Estado, para conter o avanço do novo coronavírus, inclusive a montagem de novos leitos exclusivos para o tratamento da doença.
O Estado vai viabilizar na região novos leitos exclusivos para pacientes com suspeita ou que testarem positivo para a Covid-19, conforme explicou Rui. “Determinamos a contratação de um hospital privado para ofertar leitos extras de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), em Itaberaba e região. Estes leitos irão se somar a outros existentes na região, como por exemplo aos do Hospital Regional da Chapada, em Seabra, que atualmente dedica exclusivamente 33 leitos para tratamento da Covid-19”, contabilizou.
Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Itaberaba será transformada em um centro de triagem regional. “Em parceria com o prefeito Ricardo, estamos montando uma linha de ação em que a UPA ficará focada em recepcionar pacientes com suspeita e casos confirmados de coronavírus, facilitando a classificação, manejo clínico, estabilização e, caso necessário, regulação para unidades de maior complexidade”, detalhou Rui, que ainda ressaltou que a Emergência, instalada na UPA, será mudada de lugar. “Dessa forma, pessoas que necessitem de outros serviços de saúde não terão contato com os pacientes suspeitos e confirmados”, avaliou o governador.
Leitos em toda a Bahia e cloroquina
Perguntado sobre a abertura de leitos de UTI, em todo o território estadual, Rui explicou que os equipamentos começaram a chegar, mas ainda há alguns impedimentos. “Vamos receber hoje [dia 20 de maio] 159 respiradores e 100 monitores e amanhã [dia 21 de maio] devemos receber outros 60 respiradores. Desta forma, poderemos abrir 219 leitos de UTI, mas começamos a esbarrar em obstáculos para formar novas equipes médicas. Estamos conseguindo equipamentos, temos unidades novas, entretanto ainda não temos profissionais para preencher todos os plantões necessários”, destacou.
Sobre o protocolo de utilização da cloroquina e substâncias similares, o governador foi enfático. “Na Bahia, quem define quais medicamentos serão administrados em cada paciente é o médico. Na Bahia, político não passa receita médica, a não ser que ele tenha formação para isso. É triste ver políticos ignorando a ciência e a medicina e fazendo piada sobre a morte de brasileiros”, ressaltou
Além dos jornalistas da Chapada, profissionais da imprensa de outras regiões do estado e internautas também acompanharam a coletiva de imprensa.

Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia