Grupo de Pesquisa da UFRB cria protótipo de protetor facial de PVC

O Grupo de Pesquisa Modelagem e Instrumentação Tecnológica nas Engenharias e Ciência (MITEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desenvolveu um protótipo de protetor facial (face shield) utilizando PVC. O equipamento serve principalmente para profissionais de saúde que estão trabalhando no combate ao novo coronavírus, visando reduzir os riscos de exposição e garantir o aumento da capacidade de atendimento.

Segundo a professora Karina Kodel, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), “este protetor pode ser feito por qualquer pessoa com um pouco de habilidade e algumas ferramentas, além de ter baixo custo, pois utiliza como matéria prima principal um pedaço de tubo de PVC de 100 milímetros, item encontrado na maioria dos comércios locais”.

gifprotetorProtótipo de protetor facial de PVC.

As instruções de como fabricar o protetor, as ferramentas e materiais necessários, assim como um tutorial em vídeo com detalhes da construção foram disponibilizados pelo MITEC.

O projeto do protetor facial de PVC está alinhado com o Corona Vidas, um grupo de colaboradores voluntários que estão unidos para produção e doação de protetores faciais usando impressoras 3D e plástico injetável. A UFRB está representada no grupo pelos hubs de Cruz das Almas e Feira de Santana.

foto2Protetor facial de PVC.

Confira no hotsite do projeto mais informações.

Dúvidas no e-email [email protected].

Assessoria de Comunicação Universidade Federal do Recôncavo da Bahia


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia