‘Quando não consegue se defender, alega que é mulher negra’, diz Marcell Moraes; veja vídeo

'Quando não consegue se defender, alega que é mulher negra', diz Marcell Moraes; veja vídeo

Foto: Reprodução/ Instagram

“Esse mimimi. Quando é mulher negra e não consegue se defender no debate, não consegue se defender porque tem razão, alega que é mulher negra. Esse movimento negro…Isso é oportunismo porque sabe que ela está errada”. Essa foi a resposta dada pelo deputado estadual Marcell Moraes (PSDB) ao ser questionado sobre a repercussão de sua polêmica participação  no programa da Rádio Sociedade, comandado pela jornalista Silvana Oliveira, na manhã desta sexta-feira (22). O parlamentar participou, no final da tarde, do programa Brasil Urgente (Band-Bahia).

No Instagram, o deputado transmitiu ao vivo sua presença nos estúdio da Rádio Sociedade da Bahia, onde responderia a uma citação a ele feita no dia anterior. No início do vídeo ele afirma ter sido criticado por 15 minutos pela jornalista e ter tido apenas cinco minutos de direito de resposta.

“Estou aqui nos estúdios da Rádio Sociedade da Bahia no direito de resposta de uma jornalista que ontem me criticou e hoje vou ter oportunidade de falar. Ontem ela falou de mim mais de 15 minutos. Hoje só me deram cinco, mas eu vou entrar com direito de resposta porque meu mandato é limpo e não vou aceitar jornalista nenhuma falar mentira”, diz.

O deputado inicia a transmissão em sua rede pessoal antes de começar a sua participação efetiva no programa. “Vou mostrar como é a imprensa baiana, parte da imprensa baiana”, incita enquanto Silvana Oliveira conduz o programa.

Por volta dos 4 minutos da gravação, o deputado inicia uma discussão com a jornalista e grita: “Fale baixo comigo, rapaz, porque você não está falando com qualquer um”. Silvana pede respeito, mas continua sendo incitada pelo deputado. “Eu não mereço ficar em uma bancada com um homem que não respeita as mulheres”, diz Silvana enquanto sua voz é abafada pelos gritos do parlamentar. Um funcionário é obrigado a intervir. Marcell continua os insultos à jornalista e a chama de “desequilibrada”.

Nas redes sociais, Marcell Moraes foi duramente criticado. Com a hastag “#SomosTodosSilvanaOliveira”, jornalistas e representações do movimento negro se manifestaram em defesa de Silvana.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia repudiou a atitude do deputado. “Além de faltar com o respeito ao usar termos em redes sociais como “bostética” e acusá-la sem provas de ter ligações com uma vereadora de Salvador, o deputado repetiu incontáveis vezes que a profissional seria tendenciosa e generalizou termos depreciativos a toda a imprensa baiana, que desqualificou por diversas vezes”.

“O livre exercício do jornalismo é premissa da democracia. A liturgia do cargo parlamentar pressupõe respeito às pessoas, ao exercício da liberdade de expressão e ao trabalho, especialmente aquele cujas funções incluem fiscalizar os representantes eleitos pela sociedade”, acrescenta.

A Rádio Sociedade também emitiu uma nota de repúdio ao ato protagonizado pelo deputado estadual. “A Rádio Sociedade da Bahia repudia veementemente as agressões do Deputado Marcell Moraes contra a Jornalista Silvana Oliveira, ocorridas desde a manhã da última quinta-feira, dia 21 de maio, quando a apresentadora do CONEXÃO SOCIEDADE, entrevistava o chefe da Diretoria de Defesa Animal da Prefeitura de Salvador, Gustavo Moraes”, diz.

Explica ainda que, “em um momento da entrevista, foi citado o nome da vereadora Marcelle Moraes, e aproveitando o contexto, a apresentadora informou ao entrevistado que vários internautas – que assistiam ao programa pelo Facebook, elogiavam o trabalho desenvolvido por ele, e demonstravam apoio ao deputado Marcell, no que foi perguntado se o entrevistado, Marcell e Marcelle, tinham ligação de parentesco ou possuíam ligação política”.

“Enquanto o Gustavo Moraes respondia à pergunta, a jornalista Silvana Oliveira foi surpreendida por alguns posts do deputado Marcell Moraes na live da emissora. Essas foram algumas das palavras do parlamentar: “Jornalista ligada a [vereadora] Ana Rita. Me convide, bostética para eu te mostrar o que já fiz”.
Para esclarecer aos ouvintes essas e outras acusações feitas contra a apresentadora, esta emissora recebeu o Marcell Moraes, do PSDB, na manhã desta sexta-feira, dia 22 de maio, no programa Conexão Sociedade. Ao vivo, o Deputado voltou a agredir verbalmente a nossa profissional, inclusive tentando desqualificar a sua ética e profissionalismo”, continua a nota.

“As agressões desferidas pelo Sr. Marcell Moraes contra uma mulher, profissional de imprensa, no exercício das suas atividades, violentaram não apenas ao sagrado direito de informar, mas também à própria democracia, valores seguidos à risca pela Rádio Sociedade da Bahia. Entendemos que o Marcell Moraes extrapolou todo o limite ético ao usar as mídias sociais e o próprio microfone da emissora para atacar uma profissional de jornalismo só porque uma entrevista ou reportagem não lhe agradou. Silvana Oliveira é uma experiente jornalista, que atua nesta emissora como Gerente de Jornalismo e apresentadora. Traz na sua bagagem um histórico vasto de contribuição em várias emissoras nos estados da Bahia e São Paulo”, acrescenta a Rádio Sociedade.

Fonte:BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia