Rui Costa critica politização na indicação de medicamentos contra o coronavírus: “Um escândalo”

O governador Rui Costa se posicionou de forma contrária ao que vem acontecendo com a indicação e até distribuição de medicamentos por autoridades políticas. Medicamentos como a hidroxicloroquina e a ivermectina têm tido a indicação de uso incentivada por gestores e lideranças políticas como forma de prevenção e combate à Covid-19 mesmo não havendo consenso ou confirmação do meio científico da eficácia dessas substâncias no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus.
“Esse é mais um erro que o Brasil cometeu e está cometendo ao politizar e transformar em algo ideológico o uso de medicamentos. É um escândalo. Medicamento deve ser definido pela ciência, pela medicina. Algo que infelizmente está na boca dos políticos quando deveria estar apenas nas mãos dos médicos. Quem não estudou sobre esses assuntos, não é cientista, não deveria estar dando palpite” afirmou o governador, comentando sobre a prática.
Segundo Rui, o Governo do Estado não adotará oficialmente nenhum protocolo de indicação, distribuição ou incentivo na prescrição de medicamentos contra a Covid-19, apontou a falta de evidências científicas para justificar medidas desse tipo e ainda reforçou que a indicação de medicamentos não é atribuição de governadores e prefeitos, por exemplo.

“Como a ciência não comprovou ainda que exista um medicamento 100% eficaz, os médicos estão fazendo suas opções. O que cabe ao governador ou prefeito é deixar disponível para os médicos os remédios que eles entendem que devem ser aplicados. Não acredito que isso deve ser estabelecido através de portaria ou protocolo municipal”, finalizou.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia