Confira quais as praias podem abrir a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira (21), diversas praias de Salvador poderão receber soteropolitanos e turistas, a partir de uma determinação da prefeitura. Somente as regiões de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Amaralina e Itapuã poderão abrir a partir de terça-feira (22). Já o Porto da Barra, Buracão e Paciência (essas duas últimas no Rio Vermelho), seguem fechadas pelo poder público. Em dias de feriado, nenhuma poderá abrir. A determinação do prefeito ACM Neto, foi anunciada ontem (18), durante inauguração das obras de requalificação da Lagoa dos Pássaros, no Stiep.

“Não estamos permitindo o funcionamento das praias no final de semana e nem feriados para evitar aglomerações. No caso do Porto da Barra, do Buracão e da Paciência, elas não vão reabrir porque possuem uma faixa de areia muito estreia, e costumam ter um fluxo grande de pessoas mesmo durante os dias de semana. É uma questão de segurança. No caso das praias do Subúrbio, Ribeira, Amaralina e Itapuã, elas também costumam reunir muita gente às segundas e por isso não estarão abertas nesse dia”, explicou ACM Neto.

A Guarda Civil Municipal (GCM) vai fiscalizar o cumprimento do protocolo. O horário de uso das praias será livre, mas com proibição do comércio de ambulantes na areia, inclusive alimentos e bebidas. Não haverá limite de pessoas, mas o distanciamento mínimo de 1,5m entre os frequentadores deverá ser respeitado, bem como o uso de máscara (com exceção de quando as pessoas estiverem na água).

Atividades esportivas serão liberadas, individuais ou em duplas, com proibição daquelas que gerem contato físico entre os praticantes e os coletivos, a exemplo do tradicional “baba”. Não serão permitidas atividades que gerem aglomerações, tais como piqueniques, luaus e outros eventos. Também será proibido o uso de cadeiras, ombrelones, guarda-sóis, sombreiros, caixas térmicas, instrumentos musicais e equipamentos sonoros.

Além disso, a prefeitura proibiu o comércio nas praias. Ambulantes estão proibidos de vender comida ou bebida. “A reabertura das praias de Salvador não significa um convite às aglomerações. O nosso litoral não pode ser palco de multidões e multiplicações da Covid-19. Salvador tem acompanhado a minha postura desde o início do enfrentamento a essa pandemia, e tem visto que tudo que a gente faz é pensando em preservar a vida das pessoas. Até agora, não demos um passo para trás, apenas para frente, porque temos agido com segurança e cautela. Esperamos o apoio das pessoas e que continuemos assim”, afirmou o prefeito.
Metro1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia