Bahia registrou 691 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas o estado da Bahia registrou 691  novos casos de Covid-19. De acordo o Boletim divulgado pela Sesab neste domingo a taxa de crescimento é de +0,2%. Desde o início da pandemia, o número de infectados no estado é de  344.705 casos, destes 330.540 já são considerados recuperados e 6.690 encontram-se ativos.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 22 novos óbitos que, de acordo a Sesab, ocorreram em diversas datas. Ainda de acordo o órgão,  a existência de registros tardios ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

Ocupação dos leitos

Dos 2.029 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS), exclusivos para atender pacientes com o novo coronavírus na Bahia, 949 estão com pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 47%. Dos 868 leitos de UTI (adulto) disponíveis no estado, 494 estão ocupados, o que corresponde a 57%.

Em Salvador, de acordo com a Sesab, dos 865 leitos ativos, 456 estão ocupados, o que significa que a taxa de ocupação é de 53%. Os leitos de UTI adulto, estão com 53% de ocupação. Já o de UTI pediátrica, 59% de ocupação.

Com relação aos leitos de enfermaria, a capital baiana tem taxa de ocupação de 50% (adulto) e 81% (pediátrico).



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia