Defesa Civil alerta para chuva forte em todo o estado; veja as recomendações

O fim de semana deve ser de mais chuva forte em diversas cidades baianas. Na manhã desta quinta-feira (5), o governo estadual emitiu um alerta para riscos de alagamentos, inundações e possíveis deslizamentos de terra.

O superintendente da Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), Paulo Sérgio Luz, informou que, nos próximos dias, a chuva deve atingir com maior intensidade cidades que ficam no sul e no oeste baiano, nas divisas com Piauí e Tocantins.

“Como os rios estão cheios, o solo está encharcado, as aguadas e barragens cheias, é importante que cada cidadão se transforme num agente da Defesa Civil. Que avalie se tem rachaduras na sua casa; que evite sair de um lugar seguro e ir para a rua em momentos de fortes chuvas; que não atravesse a rua que está alagada, pois pode ser arrastado pela enxurrada ou cair num bueiro aberto”, recomendou.

O superintendente está no interior do estado acompanhando os estragos provocados pelo mau tempo. Na quarta (4), o governador Rui Costa (PT) decretou situação de emergência em nove municípios: Irecê, Coaraci, Almadina, Itabuna, Ibicaraí, Lapão, Ibicuí, Juazeiro e João Dourado.

Nestas regiões, a chuva forte provocou danos em vias públicas e em imóveis, deixando diversas famílias desabrigadas e comércios com mercadorias perdidas. Devido aos estragos, Paulo Sèrgio Luz fez mais um alerta: “Moradores devem evitar colocar o lixo na porta, pois será arrastado pela enxurrada e provocará alagamentos. Deve avaliar as encostas onde mora, pois pode deslizar”.

Capital – Em Salvador o mau tempo também prevalece, com pancadas de chuva ao longo do dia. A previsão é de que o céu permaneça nublado pelo menos até sábado (7).

*Bahia.Ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia