Vacinação contra Covid-19 pode ocorrer no início de 2021, afirma Rui

O governador Rui Costa (PT) afirmou durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 24, que a vacinação contra a Covid-19 na Bahia, na “melhor das hipóteses, pode ser iniciada ainda no primeiro trimestre do ano. “Primeiro as vacinas do mundo inteiro começam a pedir os registros dos respectivos órgãos reguladores de cada país. Então logo, logo no primeiro semestre nós teremos vacina. Resta saber o que o Brasil vai fazer nessa confusão que é o governo federal “

De acordo com o gestor, a maior dificuldade para a produção e distribuição em larga escala da vacina responde ao armazenamento do composto, já que a tecnologia depende de temperaturas abaixo dos 75 graus negativos para que o imunizante não se degrade.

“Tive uma reunião com representantes do laboratório da Pfizer pela internet e eles disseram que eles conseguiriam ter para 2021, no máximo 25% do que seria necessário para vacinar a humanidade inteira. A questão é que a logística de algumas dessas vacinas é muito complicada. Algumas delas precisam ser refrigeradas a menos 75 graus e, portanto, requer uma logística bastante complexa. Aqui na Bahia só temos um aparelho que garante o resfriamento abaixo de 75 graus que fica no Laboratório Central”

O governador aproveitou para ressaltar o cuidado necessário com as medidas sanitárias enquanto a vacinação não chega. De acordo com ele, é importante que a população volte ao mesmo nível de cuidado que apresentou previamente para que não haja uma segunda onda no estado.

“Você sai nas ruas e tem a impressão de que o vírus já foi embora, dado ao tamanho no número de pessoas sem máscaras ou com a máscara no queixo. Tem pessoas que usam a máscara e quando vão falar, tiram a máscara e colocam de novo. É importante que a gente volte a reiterar os cuidados necessários para que a gente não viva o mesmo drama que vivemos no pico da pandemia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia