Defensoria e Procon-BA firmam parceria para fortalecer proteção ao consumidor

Foto: Agência Brasil

A Defensoria Pública da Bahia e o Procon firmaram acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de ações de promoção de atuação integrada entre as instituições. O acordo foi firmado no último dia 19.

“O Procon tem uma reconhecida atuação em defesa dos consumidores, assim como a Defensoria. Então, essa parceria vai trazer maior efetividade na atuação das instituições, isso gerando um claro benefício especialmente à população carente, que necessita destes serviços. A funcionalidade tanto da Defensoria como do Procon passarão a ser melhor acionadas e alcançadas”, afirma o defensor público geral em exercício, Pedro Bahia.

Entre os compromissos listados no acordo que caberão a Defensoria estão: a elaboração e potencialização da comunicação direta com o Procon-BA; o encaminhamento do consumidor ao Procon-BA, nos casos em que houver provável violação às normas de defesa do consumidor; o atendimento aos consumidores carentes, em caso de urgência e emergência, encaminhados pelo Procon-BA; além de colaboração na produção, difusão e distribuição de textos e demais materiais educativos sobre direitos e garantias do consumidor.

Para a coordenadora da Especializada Cível da DP-BA, Ariana Sousa, o objetivo da parceria com o Procon é fortalecer o sistema de proteção ao consumidor, estreitando esta relação, que já vinha ocorrendo juntamente com outros órgãos. Um exemplo, segundo a defensora, é o acordo firmado entre Defensoria, Procon e Ministério Público da Bahia (MP-BA) em 2020 para adequação dos contratos das mensalidades das escolas particulares em Salvador devido à pandemia.

“Quando fortalecemos o sistema de proteção do consumidor, por meio de seus órgãos, ganhamos mais força para os embates necessários com empresas, bancos e planos de saúde. Juntos conseguimos uma maior amplitude na resolutividade da violação de direitos que surgir”, completa Ariana Sousa.

De acordo com o superintendente do Procon-BA, Filipe Vieira, a relação entre Procon e Defensoria já é histórica, pela própria natureza de serviços dedicados à população que mais necessita de amparo, e esta parceria tornará ações em conjunto ainda mais frequentes.

“Com este novo termo de cooperação, nossas ações conjuntas serão mais robustas, com grandiosos resultados e realizações por termos tantas pautas em comum, como a análise dos contratos escolares, as ações de planos de saúde, o cuidado com serviços essenciais, além da harmonização das relações de consumo no mercado baiano”, diz Filipe Vieira.

(Bahia Noticias)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia