Televisões públicas da Argentina e da Bahia iniciam parceria para compartilhamento de conteúdos

A TVE Bahia e a Televisão Pública da Argentina anunciaram, nesta quarta-feira (3), uma cooperação para o intercâmbio de conteúdos. A parceria permitirá que produções da Bahia sejam veiculadas na emissora nacional argentina, ao mesmo tempo em que os conteúdos argentinos sejam exibidos para os baianos. E a parceria já começa com a retransmissão do “Carnaval Virtual da Rainha Daniela Mercury”, na sexta-feira de Carnaval (12), às 20h30, na TVE e na TV e rádios públicas da Argentina.

A novidade é resultado da iniciativa que já permitiu o intercâmbio da TVE Bahia com emissoras públicas de outros países, como Alemanha, China, Inglaterra e Portugal. O objetivo é compartilhar conteúdos de amplo interesse público na Bahia e Argentina.

Implantada em 1951, a Televisão Pública Argentina é a primeira emissora do país e está fortemente enraizada na sociedade, sendo a companhia preferida dos argentinos após 70 anos. O sinal da emissora está disponível para todos os 45 milhões de argentinos e, além da Televisão Pública Argentina, outros canais como Pakapaka (conteúdo infantil), Encuentro (filmes e cultura), DEPORTV (Esportes) e mais de 50 rádios integram o sistema público de comunicação.

“É um prazer firmar este acordo, que nos permite fazer produções em conjunto que podem mostrar o que acontece nesta parte do mundo. Acreditamos que as alianças não são apenas importantes e sim necessárias”, disse a presidente da TV Pública, Argentina Rosario Lufrano.

A reunião contou com a presença do secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues. “Quero reafirmar a nossa alegria, em nome do governador Rui Costa, pelo estreitamento da nossa cultura, economia e educação com a Argentina. Temos um apreço muito grande pelo povo argentino pela sua inteligência e força. Sabemos que a TV Pública da Argentina pode nos oferecer o que há de melhor em conteúdos para compartilhar com o povo baiano, com os nossos estudantes e os nossos professores. Estamos chegando com o sinal digital da TVE a 10 milhões de pessoas e a nossa expectativa é alcançar toda a população baiana. Temos uma programação de esporte, educação, jornalismo, cultura que valoriza a produção da terra e estamos apressados para que a Argentina possa apreciar esta programação rica e vasta da nossa televisão pública e que a gente também possa saborear o que de melhor a TV Pública Argentina produz”. A TVE, assim como a Rádio Educadora, emissoras do IRDEB, fazem parte da estrutura organizacional da SEC.

Para o diretor geral do IRDEB, Flávio Gonçalves “a Argentina é um país irmão e a TV Pública da Argentina é uma referência mundial. A parceria, através das televisões públicas, será fundamental para diminuir a distância entre os povos e promover a integração latino-americana. Ao todo, são 55 milhões de cidadãos que recebem o sinal das emissoras”.

Ainda participaram o subsecretário Danilo de Melo Souza, o chefe de Gabinete da SEC, Cezar Lisboa, representantes da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo da Bahia, o vice-presidente da TV Pública da Argentina, Eliseo Alvarez; a assessora jurídica da emissora argentina, Victoria O´Gorman; e o representante da direção-geral de assuntos culturais do Ministério das Relações Exteriores da Argentina, Alejandra Pecoraro; além de Pablo de Angelis e Juan Carlos Damico, respectivamente, representante do embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli e o assessor cultural do embaixador, além de Pablo Virasoro, cônsul-geral da República Argentina em Salvador.

Foto: Divulgação / Assessoria de Comunicação /Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia