Detentos idosos e com comorbidades são vacinados contra Covid-19 em presídios da Bahia

Foto: Divulgação/DPE

Os internos do sistema prisional baiano que se encaixam nos grupos prioritários já vacinados contra Covid-19 também receberam o imunizante, mesmo privados de liberdade. A vacinação foi acompanhada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA). Segundo o órgão,  no fim do mês de março, todos os internos com mais de 59 anos nos conjuntos penais na Bahia já haviam recebido pelo menos uma dose de vacina.

Até esta terça-feira (04), 152 internos nos conjuntos prisionais da Bahia, incluindo idosos e algumas pessoas com comorbidades, já haviam sido vacinados – 55 na capital e 97 no interior. Com a chegada da vacinação para os portadores de comorbidades a DPE seguirá acompanhando a vacinação do novo grupo, também nas prisões.

“O direito à saúde é o mesmo. Não é porque ela está presa que ela perde a característica de idoso, ou de pessoa com comorbidade”, explicou o defensor Maurício Saporito. “Desde o início da fase prioritária de vacinação, a Defensoria se movimentou para garantir aos idosos privados de liberdade esse direito, pois é um ato de cidadania e civilidade”, pontuou o defensor Pedro Casali, que coordena a Especializada Criminal e de Execução Penal da DPE/BA.

Ao todo, internos de doze cidades baianas já receberam vacinas. Os detentos estão distribuídos da seguinte forma.: Salvador (55); Barreiras (1); Feira de Santana(24); Ilhéus (13); Itabuna (8); Jequié (8); Juazeiro (8); Paulo Afonso (7); Serrinha (5); Teixeira de Freitas (6); Valença (4); Vitória da Conquista (13). Ainda segundo informações da DPE, das 26 unidades prisionais em funcionamento na Bahia, 20 apresentaram casos positivos de Covid-19. O sistema penitenciário registrou, até o momento, 2.441 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 1.432 deles em servidores e 1.009 pessoas privadas de liberdade. Destes, seis foram a óbito; quatro servidores e dois internos.

 

*M1


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia