Enfermeira voluntária relata que homem não deixou ela aplicar vacina contra Covid-19 porque ela é negra: ‘Não tive reação’

Enfermeira voluntária relata que homem se negou a tomar vacina contra Covid-19 porque ela era negra — Foto: Reprodução / TV Santa Cruz

Uma enfermeira voluntária denunciou um homem que se recusou a ser vacinado contra a Covid-19, porque ela, a vacinadora, era negra, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, na segunda-feira (17). A estudante Thaís Carvalho é maquiadora e está concluindo um curso de enfermagem. Todos os dias, ela ajuda de forma voluntária, a vacinar pessoas no Cras Norte, no Jardim Savoia.

‘O senhor, que estava acompanhado da filha dele, e ela pediu para que a gente fosse vaciná-lo no carro. Eu falei assim: ‘O senhor quer que eu te vacine logo? O senhor é o próximo’. Ele falou que não. Aí eu perguntei: ‘O senhor já fez a ficha?’ Ele: ‘Meu filho está fazendo a ficha, mas você não’. Aí eu abaixei na direção dele e perguntei o motivo. Aí ele virou para mim e disse: ‘Porque você é negra'”, contou a enfermeira voluntária.

Thaís Carvalho não conseguiu identificar o paciente, porque apenas na segunda-feira (17), foram vacinadas pouco mais de 500 pessoas no local. Mesmo assim, ela vai até a delegacia prestar um boletim de ocorrência sobre o caso, para que a polícia tente identificar o agressor.

“Eu fiz a vacinação e voltei. Ele já tinha saído da sala de vacina, tomado a vacina dele”, contou a jovem.

Após o caso ser notificado na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o secretário de saúde Geraldo Magela, repudiou o fato e agradeceu Thaís Carvalho por se oferecer para participar da vacinação de forma voluntária.

“Mesmo em um país miscigenado, com uma população bastante miscigenada, a gente ainda observa comportamentos como esses, que deveriam ser abolidos da sociedade. Por isso, nós devemos repudiar essa forma incisiva e apoiar totalmente essa funcionária e agradece-la por estar como voluntária do processo de vacinação”, disse o secretário de saúde.

Nas redes sociais, Thaís Carvalho recebeu muitas mensagens de apoio, palavras de carinho, conforto, que tem ajudado ela a superar o momento.

“Como eu sou estudante de enfermagem, eu sei a necessidade que nosso país está tendo com relação a vacinação, porque a maior parte da população tem que ser vacinada sim. Por isso, eu decidi me doar à vacinação”, disse.

Fonte: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia